quinta-feira, 5 de junho de 2008

Brownies Duo Chocolate com Nozes



Minha filha disse que queria um doce com chocolate! Novidade...
Então, escolhi este brownie para experimentar.
Fantástico, uma textura ótima - não é muito denso, e um sabor excelente, pois as gotinhas ao leite na massa de chocolate amargo resultou numa mistura muito feliz! E com muito menos manteiga que um brownie 'tradicional'.
Troquei o pistache por nozes a pedido da minha filha... ah, e fiz 2/3 da receita e usei uma forma de 17x21cm. E forno por 24 minutos, e acho que poderia ter ficado uns 22 minutos... E cortei em 24 'quadradinhos'!


Apresento a receita, conforme original:
Xícara medida 240ml
½ xícara manteiga – 112,5g
255g de chocolate amargo, picado
¾ xícara açúcar mascavo
1 xícara farinha de trigo
3 ovos grandes
2 colheres (chá) extrato de baunilha – usei essência
¼ colher (chá) sal
½ xícara gotas de chocolate ao leite
½ xícara pistaches tostados - usei nozes, levemente tostadas

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma quadrada de 22,5cm de lado com papel alumínio e unte-o levemente.
Coloque o chocolate picado e a manteiga em um refratário e leve-o ao microondas, na temperatura 70%, para derreter, mexendo após 30 segundos e depois, a cada 10 segundos. Assim que estiver uma mistura homogênea, retire do microondas e junte o açúcar mascavo. Reserve.
Em uma vasilha grande, misture os ovos, a farinha, a baunilha e o sal. Junte a mistura de chocolate reservada e misture bem.
Junte as gotas de chocolate e as nozes.
Coloque na forma preparada e leve ao forno por 30 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar por 10 minutos e com cuidado, retire o brownie, com a ajuda do papel alumínio. Coloque num rack para esfriar.
Após estar completamente frio, corte, com uma faca afiada, 25 quadradinhos.


35 comentários:

Anônimo disse...

Mmmmm, Laurinha, adoro brownie! E com pistachio teria ficado de sonho, ou não andasse eu doida por pistachios. Acho que vou experimentar a receita original. Lá se vai a promessa de me manter longe dos pistachios! ;)

Beijo *
Mariana

Luciana Macêdo disse...

Hoje meu filho pediu para eu fazer brownie para acompanhar o sorvete...e eu prometi fazer. Uma feliz visita na sua cozinha resultou na receita que vou experimentar (a que faço tem ficado um tanto seca)...isso é muito bom.
Bjs!

Ziza disse...

Delicioso.

laila radice disse...

hummm fiz brownies ontem...nãopra mim, ams logivo q roubei uma lasquinha...e como são bons...

mas o seu está um escandalo....consguiu "piorar" o q já era "mtoooooo ruim"

bjs

Beatriz Belliard disse...

ta com uma cara de delicioso, brownies é bom demais, eu iria gostar da versao pistache ! beijinhos

Filipa disse...

Laurinha esses brownies estão mesmo com ar de serem super fofinhos... Humm quem me dera poder tirar um...
Também iria gostar da versão com pistachios...

Beijinhos

Marizé disse...

Laurinha a tua filhota é das minhas e eu também escolheria as nozes, enfim... estou aqui a salivar!

Bj e bom fim de semana

Unknown disse...

Laurinha, seus brownies estão lindos, parecem tão fofinhos! Eu nunca fiz brownies (e amo chocolate!) então acho que vou estrear com este!

Beijos.

Laurinha disse...

Mariana, sabe, fiz estes brownies há um tempo atrás... e ontem qdo fui postar, lembrei-me de você na hora, por conta dos pistaches!!!

Lu, então, atenção no tempo de forno, tá! Quando fizer o teste do palito, deve ficar uns cisquinhos úmidos - nem molhado, nem seco!

Ziza, muito bom mesmo! ;P

Laila, vou sempre experimentando receitas novas, existem muitas versões para brownies, é sempre bom testar!

Bia, pois é, acho também que com pistaches ficaria excelente!

Filipa, então, sirva-se!

Marizé, vc e minha filha, juntos com uma travessa desta, não sobrava nem um cisquinho de chocolate, aposto!

Flavia, é um bom começo!

Beijinhos, meninas!

Flavinha disse...

Oi Laurinha!
Agora que eu vi que comentei com o perfil Flavia, que meu email profissional! Meu blog está ligado ao meu outro email! Que confusão! Mas agora está esclarecido: está Flavia logo aí em cima, que vai fazer sua estréia em brownies usando a sua receita sou eu mesma!
Beijocas

Aline Neme disse...

Laurinha vc é má... muito má!!! hehehehe
Quem resiste a um brownie de chocolate... com nozes ainda... affff ô tentação!!!!

Bjundas

Mónica Pinto disse...

Comigo aí não sobrava um quadradinho. Estão lindos esses brownies.
Beijinhos e bom fim de semana

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Essa foto tá pecaminosamente deliciosa!!!
Brownie é sempre uma ótima opção.
Bjs

Adriana disse...

Que horas é o café?Pode guardar dois pedaços para mim.

Nani disse...

Menina que lindo! Pena que eu não gosto de chocolate, mas o Paulo ama então farei pra ele.
Beijos

Goreti disse...

Querida Laurinha, independente de eu não gostar de chocolate, não tem como eu não admirar uma belezura dessa. Está perfeito, e quero te dizer que a filhinha tem um excelente bom gosto.

Beijos!!!

risonha disse...

Laurinha do coração... essas tuas fotos estão indecentes.
fazem-me subir a tensão arterial e ficar salivando por uma coisinha dessas...
dá-me um para o lanche... please... só um.......

Iliane disse...

Laurinha..ficaram lindos....de dar agua na boca..um pecado de bom..beijus

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, que lindas as fotos! E o seu brownie parece perfeito, amiga. Que bom gosto a sua filha tem! :)

Lílian disse...

Olha, se sua filha passar em alguma faculdade do interior... acho que ela vai surtar de saudades das suas guloseimas : )

claudia disse...

Que tentaçao!

Cleia disse...

Costumo passar po cá mas nunca tinha falado. Mas desta vez não me calo!!! Este bolo é tentador!!!
Está anotadíssimo, tem um aspecto maravilhoso e parece até fácil de fazer com um resultado estrondoso!
Óptima apresentação...

Até breve,
Cleia

anna disse...

Se eu disser que quero um quadradinho lindo daqueles tu mandas-me???
Beijinhos.

Fabrícia disse...

Sua filhota tem sorte.....também quero a mamãe pertinho de mim... A foto está linda demais...
Bjcas.

Laurinha disse...

Flavia (inha!), então vá lá e conquiste seus brownies!

Aline, sou não, sou da paz!!!

Monica, não soubrou pedra,ops, brownie sobre brownie!!

Dani, sempre, sempre, sempre!!!

Adriana, OK, combinado! ;)

Nani, faça pois vai ser um carinho muito bom!

Goreti, ela adora mesmo!!

Risonha, já mandei! Recebestes???

Iliane, entendi! E concordo!

Patricia, ela é danada para os doces de/com chocolate!

Lílian, nem me fale.... mas daí que eu preparo uma 'cesta básica' para ela e pronto!

Claudia, então não resista!

Cleia, bem-vinda. É fácil, rápido, e delicioso!

Anna, é prá já! Chegou aí???

Fabrícia, obrigada linda!

Beijinhos,

Pitadasdilu disse...

Pode me mandar uns quadradinhos... que delícia de fotos.
Bjos, Lú.

Nereime disse...

Amandinha tá aqui de olho...mãe faz pra mim também ...eu adoro ...e a mãe aqui adora pistache...precisamos provar esta delícia!!!
bjoks

Nysa disse...

assim com nozes também faz mais o meu estilo. receita anotada :-) beijocas

Carla disse...

Laurinha, o brownie que costumo fazer também leva nozes, adoro!

bjs

Isabel (pipoka) disse...

Sem comentários... ;-)

bjs

Café Vinil Poá disse...

Brownie é muito bom,, meus deus como uma assadeira se deixar. beijos La .......

Anônimo disse...

Laurinha,
Fiz este brownie na sexta...coloquei xerém de castanha de caju e pedacinhos de paçoca rolha ('encaixei' na massa qdo já estava na assadeira, pronta pra ir ao forno)... Maravilhoso!!! Parabéns...receita muito facil....

Leila disse...

Adoro brownie mas raramente faco pois nao consigo me controlar, devoro tudo.
eles ficaram com uma textura e aparencia maravilhosa.
beijinhos

Laurinha disse...

Vanessa, menina, que delícia que vc fez! Deve ter ficado fantástico!
Adoraria experimentar....
Beijinhos,

Dani Bros disse...

Que perdição...ta dando vontade de ir para a cozinha.