quinta-feira, 26 de junho de 2008

Bolinhos de Carne Bitki



Outro dia preparei estes bolinhos/almôndegas que ficaram excelentes.
Os bolinhos ficam bem saborosos, o molho de sour cream com as cebolas fez presença e a páprica no final completou com um toque perfeito.
Foi servido com arroz branco, chuchu e salada. Simples e delicioso!
A sugestão vi aqui que é da Fer. Então, certeza de sucesso, né não!


Para 6-8 porções
6 fatias de pão branco amanhecido, sem a casca – usei 1 1/2 pães franceses, sem a casca
1 xícara de leite
3 cebolas grandes em fatias
3 colheres (sopa) manteiga
1 fiozinho de óleo de canola
700 g carne moída
1 colher (chá) mostarda
Algumas gotas de molho inglês - Worcestershire
3 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
Sal e pimenta moída a gosto – usei pimenta calabresa seca, só a polpa
1 xícara de sour cream
Páprica doce para polvilhar

Pique o pão e coloque numa vasilha, molhe com o leite e deixe absorver.
Numa panela, derreta a manteiga, junte o fiozinho de óleo e frite a cebola em fogo baixo e com a panela tampada, mexendo sempre até que a cebola fique macia e dourada.
Numa outra vasilha coloque a carne, a mostarda, o molho inglês, sal, pimenta e o pão espremido com as mãos. Não use as sobras do leite, se houver, na receita. Misture bem com as mãos; junte a salsinha e incorpore. Faça bolinhas e coloque na panela com a cebola. Tampe e cozinhe em fogo baixo com a panela tampada por 20 minutos, virando as bolinhas uma vez.
Prepare o sour cream: coloque 1 colher (sopa) suco de limão em uma xícara e complete com creme de leite. Misture e reserve.
Quando os bolinhos estiverem cozidos, coloque o sour cream e deixe esquentar. Desligue o fogo e sirva os bolinhos polvilhados com páprica, acompanhados de arroz branco, macarrão largo de ovos [noddles] ou purê de batatas.

23 comentários:

Carla disse...

Laurinha, eu também guardei essa receita para fazer. Agora que fez e foi um sucesso, tenho mesmo de experimentar! =)

bjs

Anônimo disse...

Laurinha, que lindo prato! Deve ser muito bom mesmo! Hummmm! Saudades também!
Beijos!

Gourmandisebrasil disse...

rsrs...imaginei-me deixando um pedaço de pão cair no prato, em cima do molho e depois resgatar com o garfo....tchururu...
bjinho,
Nina.

Betechef disse...

Boa Noite!
Tenho certeza que esses bolinhos estão uma delícia!
Já estou tomando nota.
Bjs!

Filipa disse...

Laurinha, o aspecto desse prato é óptimo! Fiquei com vontade de molhar o pãozinho nesse molho, sim eu sei que é feio mas o que eu dava para poder fazer isso... :)
Vou experimentar esta receita!

beijinhos

Beatriz Belliard disse...

hmmm, adoro as receitas da Fer, ja vou separar esta para fazer ! bjs

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, não conhecia esta receita. Parecem deliciosas as bolinhas!
A Fer realmente tem umas delícias por lá. :)

Mónica Pinto disse...

Esse pratinho está bom demais.
Beijinhos

Marizé disse...

Esse molho só pode ser uma delicia.
Eu acho que com essas bolinhas conseguia por a "piolha" a comer carne.

Bj e bom fim de semana

Marcia disse...

Este tipo de comida tem o poder de me deixar com fome. Adoro.
Bom final de semana, bjs

Odete disse...

Tai uma receita que meu maridao vai adorar....e eu tambem!
Beijos e bom fim de semana ;)

Isabel (pipoka) disse...

Eu também tinha ficado de olho nessa receita. Tem um aspecto fabuloso (e delicioso certamente).

bjs

Nani disse...

Nossa só de imaginar esse creminho minha boca já se encheu d'água, farei essa receitinha con toda certeza, pra mim nem precisaria do chuchu ( não que eu não goste) só o arrozinho branco já bastava como complemento.
Beijos

Laurinha disse...

Carla, experimente, é muito gostosa, com tempero suave...

Verena, um dia-a-dia diferente!

Nina, :DDDDD, adorei o tchururu!!

Bete, delícia mesmo!

Filipa, pronto, fechei os olhos... vai firme!

Bia, eu estou sempre de butuca ligada nas sugestões dela também!

Patricia, é sempre bom variar o tempero!

Monica, uma delícia, posso confirmar!

Marizé, aqui comemos mais carne branca que vermelha também!

Marcia, simples e boa! Não precisa mais, né não!

Odete, então, jogue-se nela!

Pipoka, e variando-se as especiarias, cada vez tem-se um aroma diferente!

Nani, pois é, verdura, legume, carne, carboh, é no dia-a-dia assim!

Beijinhos, meninas

Cris disse...

Ficou lindo Laurinha, uma ótima pedida para crianças e adultos né. Bjs!

Ziza disse...

Que prato lindo, tão bem montado e fotografado!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

A imagem da uma idéia do sabor que deve ser este quitute...

bjssssssssss

Nereime disse...

Que comidinha apetitosa e saudável!!!
bjs

Akemi disse...

Gostei imensamente destes bolinhos e mais ainda dos acompanhamentos!!! Chuchu, que delícia, que saudades!!!
Menina, nem te conto da carne seca caseira, foi pro lixo! Que raiva!!! Vou ter que guardar aquela receita de arroz de carreteiro para quando voltar ao Brasil! :-(
Bjs

Bia disse...

adorei as almôndegas e os pães de queijo! Vou testar assim que possível e te conto. :-)

Laurinha disse...

Cris, foi aprovado por todos comensais!

Ziza, obrigada!

Anita, pena que pela tela não sentimos os aromas...

Nereime, uma delícia!

Akemi, o chuchu, tão menosprezado... aqui ele foi bem aceito!
Não acredito re cane seca.... coloquei maior fé!!! HUMPF!!

Bia, feito!

Beijinhos, meninas!

Fabi disse...

Adorei a sugestão! Vou fazer! Beijos!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Laurinha, esses bolinhos sao bem interessantes, parecem um stroganoff de almondegas, nao? que bom que voce fez e gostou. A autotra da receita [Judith Jones] tambem tem uma versao com carne de carneiro e iogurte que um dia vou fazer. um beijo! :-*