quarta-feira, 11 de junho de 2008

Torta de Pêra e Chocolate


Adoro peras! As suculentas, ao natural, são minhas favoritas. Às vezes 'deixo' sobrar algumas na fruteira, para poder fazer um doce.
Esta torta é, simplesmente, deliciosa! É fácil, e rápida de fazer, enquanto se janta a torta está no forno. E fica prontinha para quando chegar a hora da sobremesa!
Só aconteceu um imprevisto... 2 das 5 peras estavam 'bichadas' por dentro, 'por fora bela viola, por dentro pão bolorento... no meu caso, pera bolorenta...!! Fiquei danada! Deixei para cortar as peras por último, para não deixá-las pretas... a 1ªpera, linda, a 2ª também, a 3ª o quê??, 4ª ufa, boa, e a 5 ª... tristeza... a massa de chocolate já pronta, o forno já aquecido... enfim, foi feita com 3 peras somente!
Bom, o fato é que ficou muito boa, mesmo um pouco pobresinha em peras... Recomendo, 5 vezes!


xícara medida 200ml
250 g chocolate ao leite, picado
100 g manteiga, sem sal
100 g nozes moídas ou xerém de caju - usei a castanha de caju
2 ovos
½ xícara (chá) açúcar mascavo
1 colher (sopa) conhaque
½ xícara (chá) farinha de trigo (60 g)
5 pêras médias sem casca e sem caroço cortadas ao meio


Coloque em um refratário médio o chocolate e a manteiga. Leve ao microondas, na potência média, por cerca de 2 minutos, mexendo na metade do tempo. Retire do microondas, misture para que o chocolate derreta completamente e reserve.
Em outro refratário, coloque as nozes, os ovos, o açúcar mascavo, o conhaque e, por último, acrescente a farinha. Misture bem e junte ao creme de chocolate reservado.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte levemente uma forma redonda (25 cm de diâmetro) de aro removível e forre o fundo com papel-manteiga. Unte também o papel, acomode as metades das peras e despeje sobre elas a massa de chocolate.
Leve ao forno e asse por 30 minutos.
Retire a torta do forno, cubra com papel-alumínio e asse por mais 5 minutos, para terminar o cozimento.
Retire do forno, deixe esfriar por 15 minutos e vire sobre o prato em que for servir.
Sirva a torta ainda morna com sorvete.


37 comentários:

Lílian disse...

Ulalá! Manifique! (Gostou do meu francês inventé?)

Carla disse...

Laurinha, pelo aspecto visual não se nota a falta das 5 pêras! Já vi várias receitas em que juntam pêras com chocolate mas nunca experimentei. Se gosto das duas em separado, devo gostar do resultado final =)

bjs*

Filipa disse...

Laurinha eu também adoro pêras, o que até já deve ter dado para perceber :)
Esta tarte não me vai escapar de certeza! Já anotei.

beijinhos

Ana disse...

Hummmm! Castanha de caju com chocolate e peras assadas... devia estar mesmo uma delicia essa torta! Vou guardar a receita p/ fazer aqui no outono, adoro macas e peras cozidas quando o tempo ta mais friozinho! yummm!!
Ana

Rose Oliveira disse...

Olá Laurinha, amei sua receita...maravilhosa! peras com chocolate...hum..vou experimentar.
bjs.

Mónica Pinto disse...

Gosto imenso da combinação de peras com chocolate. Esta torta é tudo de bom. Beijinhos

Simone Izumi disse...

é impressão minha ou todo dia é festa na sua casa???????rsssss..... o seu blog está delicioso!
bjooo

turbolenta disse...

Por cá não é muito vulgar a combinação pera + chocolate em bolos.
Mas em Paris há uma confeitaria que faz uma tarte deste género que é uma maravilha.Sempre que lá vou acabo por comprar uma.8 e também fazem uma muito boa de amoras + framboesas).
Procurei na net, há algum tempo, uma receita para fazer. Nenhuma me parecia que iria sair como eu queria.Mas esta parece-me ser muito boa. Vou experimentar no fim de semana

Clumbsy Cookie disse...

Adoro peras e chocolate e esta torta tem optimo aspecto!

Isabel (pipoka) disse...

Adoro a conjugação desse 2 sabores: pêra e chocolate. Lembrei que faço uma receita de bolo de pêra e chocolate com especiarias que tenho que postar.

bjs

Dani Bros disse...

Oiii vim conhecer a sua cozinha e adorei!!! Noooossa tem cada receita divinal!!!
Bjks

Leila disse...

Laurinha essa torta é um pecado!
simplesmente amei. nao preciso nem dizer que ela já foi para a lista ne?
beijinhos

Nereime disse...

Pêra é minha fruta predileta...mas nunca experimentei assim como torta...mas com chocolate só pode ser divina!!!
bjs

Laurinha disse...

Lílian, merci!!! :)

Carla, na verdade das 5, 2 estavam feias, então usei 3 peras no total...

Filipa, fica tão boa, espero que goste!

Ana, fica ótima!!! as peras ficam muito suaves, adoro a textura delas após irem ao forno!

Rose, experimente! E depois me conte!

Monica, faço sempre, é tão boa!

Simone, é não....obrigada linda!!

Turbolenta, hummmmm, adorei a combinação das berries, fresquinhas, deve ser ótimo!!

Clumbsy Cookie, obrigada!

Pipoka, com especiarias..! Poste sim! Já estou a postos, aguardando!

Donna Dani, bem-vinda! Entre, fique à vontade!

Leila, a minha lista...... incrível, só aumenta de tamanho....

Nereime, fica ótima, adoro!

Beijinhos,

Luciana Macêdo disse...

Sempre tenho peras na fruteira mas sempre são consumidas "in natura". Preciso me apressar e exprimentar fazer algo com elas.
Bjs!

Patricia Scarpin disse...

Vi um episódio de um programa da Nigella em que ela fazia um bolo parecido com esse. Só que ela usava pêras em calda. O seu ficou mais bonito que o dela, Laurinha!

Janna Joaninha disse...

o teclado tem que ser a prova d´água, pq babei...

;)

Iliane disse...

Laurinha minha amiga..que torta maravilhosaaaaaaaaa!!!linda!!!!!!fiquei de boca aberta!!!!você é uma danadinha..amei..bjus

Renata Barreto disse...

luxo total essa torta, pera e chocolate são 2 coisas que adoro. vou experimentar.
bjkas

Cris disse...

Eu achei que ficou bem bonitinha só de olhar e lendo vi que você disse que ficou muito boa... então uniu o útil ao agradável... muito charmosa sua torta!

Marcia disse...

Quando vi esta foto, achei que tinha morrido e acordado no céu. Esse blog só tem coisa boa, Laurinha! Bj

laila radice disse...

ai se tem uma combinação q eu acho implacavel é peras e chocolate...e vc ainda juntou castanhas...ai ai ai..........amei !bjs

Laurinha disse...

Lu, também gosto delas ao natural, mas assadas e/ou cozidas ficam ótimas também!

Pat, vc é uma fofa!

Janna, tô rindo até agora...

Iliane, :DDD, obrigada linda!

Renata, então, experimente e depois me conte o que achou!

Cris, obrigada, linda!

Marcia, vou seguindo suas migalhinhas...

Laila, esta torta é demais! Nadica doce, saborosa, agrada os amantes de chocolate e de quebra, uma fruta deliciosa! É uma das que faço com frequência!

Beijinhos,

Odete disse...

Laurinha voce eh mesmo uma fofa. Na minha proxima ida ao BR vou muito querer conhecer voce.
Muito obrigada por levantar meu astral. Adorei o carinho.
Muito bom voltar e encontrar as delicias feitas por voce. Agora terei bastante tempo pra ler tudinho.
Beijinhos

Unknown disse...

Oi, fiz os cookies com a minha gata. ficaram muito bons !! obrigado pela receita. vamos até comprar assadeiras maiores para assá-los mais rápido.

Nós te amamos. bj

Axly disse...

Ai, eu sei o que é isso!
Mas no meu caso, eram maçãs, e pior, NÃO SOBROU UMA BOA! Fiz o bolo de goiaba... não gostei.
Huahuahuahuahuahuahua...
Coisas da vida...
Mas me diz, que sorvete lindo é esse?
Amei tua torta, também sou fã de peras^^
Kisss.

mamaeuquerobolos disse...

Que torta!!!!!!
Beijinhos

Eli disse...

Aí Deus meu, eu já não sei mais qual receita fazer primeiro?! Ficou lindissima!

risonha disse...

Laurinha... isso é das melhores coisas que já postaste até hoje.
receita 5 estrelas....
5 não... 10 estrelas!!!!

Lua Limaverde disse...

Uau! Linda demais! E essas florzinhas de sorvete, que capricho! Muito diferente! :)

Silvia Arruda disse...

Chiquérrima!!! :)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que maravilha... Delicioso!

Amiga, deixei um selinho da sorte lá no meu Blog, dá uma olhadinha lá...

beijocas!

Flavinha disse...

Oi Laurinha!

Ontem, dia dos namorados, fiz uma sobremesa com pêras, que logo vou postar! Adorei! Foi a primeira vez que utilizei pêras na sobremesa... A segunda já sei como vai ser, viu?

Beijos

Beatriz Belliard disse...

So de ler os ingredientes ja me deu agaua na boca !! bj

Akemi disse...

Laurinha, será que com pêras em calda fica bom também? Amei esta torta e este sorvete bicolor fez um lindo contraste! Bjs

oquefazerprojantar??? disse...

Que boa ideia para dar vazão às peras que a nossa pereira começam a dar! Estou sempre procurando receitas dessas novas!
obrigado

Laurinha disse...

Odete, então, descanse e se recupere bem! Fico aguardando suas próximas delícias!!

Adir, que bom que gostaram!!!

Axly, fico danada quando no meio do preparo tenho surpresas...!!

Susana, linda, né não!

Eliana, obrigada, linda!

Risonha, adoro estrelinhas.... obrigada!

Luna, uma delícia! ;P

Silvia, viu só! E tão fácil!

Anita, vou lá agorinha!!

Flavinha, oba! vou lá ver a sua!

Bia, uma sobremesa que sempre faço, quando a época das peras está em alta!

Akemi, sabe que nunca experimentei fazer com elas - em calda, mas se forem firmes, acho que dará certo sim!

Oquefazerprojantar???, boa sorte! Depois me conte como ficou!

Beijinhos a todos!