sábado, 7 de junho de 2008

Arroz de Carreteiro


Este é um prato característico do cardápio gaúcho.
Tem este nome pois o carreteiro era aquele que conduzia as carretadas – veículo tipo carroça, puxada por bois, que lidava com gado. Como ficava muito tempo fora de casa, levava consigo a carne – o charque, que era o alimento protéico mais adequado para transportar e se alimentar satisfatoriamente. Estas informações estão no Centro de Tradições Gaúchas, veja mais aqui.
Existem algumas versões de arroz de carreteiro, acrescentando-se tomate, ervas, pimentas... preparei a mais ‘simples’.

Tomei a liberdade de adaptar a receita e seu modo de preparo:
- Utilizei a carne seca ao invés do charque: retirei os excessos de gordura, piquei em cubos e deixei de molho em água, na geladeira, por 12 horas, trocando a água de 3/3horas (menos à noite...). Coloquei na panela de pressão, com água limpa, e deixei por cerca de 40 minutos. Após sair toda a pressão, abri a panela e desfiei a carne, retirando as gordurinhas que ainda teimavam em permanecer;
- Utilizei o arroz cateto – arroz integral.


Para 4 porções
500g carne seca
20g bacon, picado
2 colheres (sopa) azeite
1 cebola grande, picada
2 dentes de alho, picados
100g linguiça tipo calabresa, defumada, picada
160g de arroz cateto – marque isto como 1 medida
2 medidas de água
sal

Lave o arroz e deixe escorrer.
Em uma panela grande, coloque o azeite e o bacon, deixando-fritar um pouco; acrescente a cebola, continue a mexer, e quando ela estiver transparente, junte o alho, deixando fritar um pouquinho. Junte a carne seca já desfiada, a lingüiça, o arroz, e mexa bem, até que fique uma mistura bem bonita. Junte 2 medidas de água fria, mexa bem e deixe em fogo médio, mexendo umas 2 vezes. Verifique o sal, e quando a água estiver quase secando, misture novamente e experimente o arroz. Se já estiver cozido, desligue o fogo, abafe, e sirva dali a 5 minutos. Caso ainda não esteja cozido, junte mais um tantinho de água, até o arroz estar pronto.



E delicie-se.

30 comentários:

Elvira disse...

Descobri esse arroz delicioso nas revistas e nos blogs brasileiros. Parece muito bom. Pena é termos dificuldade em arranjar carne seca por cá...

Beijos.

risonha disse...

tal como já disse a Elvira, por cá há muita dificuldade em encontrar carne seca, mas se encontrar algum dia faço este arroz com toda a certeza.
o prato ficou com uma cor linda e um aspecto de bradar aos céus.

Ziza disse...

Aqui no Sul, além do charque, fazemos com lingüiça e, principalmente, com a carne que sobra do churrasco.

Conheço muita gente que compra carne de churrasco para sobrar - e fazer carreteiro na refeição seguinte.

Beijos!

laila radice disse...

eu conhecia como voce descreveu, adorei o uso do arroz integral q deve ter agregado mais sabor e textura...agora com as dicas da ziza...adorei!!! bjs

Fer Guimaraes Rosa disse...

Eu ADORO essa comida, com todo o meu coracao! Hmm! O seu prato esta lindo, tao recheado de carninha desfiada...

beijaoo, Laurinha! :-*

Paula disse...

vim conhecer o seu cantinho e vou voltar...
bjs bom fim semana

Isabel (pipoka) disse...

Já ando há imenso tempo para ir a um supermercado brasileiro nos arredores de Lisboa para finalmete comprar carne seca. Das vezes que provei, em feijoada brasileira, adorei e tenho a certeza de que ia adorar também neste prato.

bjs

Iliane disse...

muito bom um carreteiro não é amiga?o seu...ficou lindo!!!!com bastante carne....adoro..hummm..tem uma pimentinha ai?tô chegando para comer essa delicia..rsssss..bjus

Nereime disse...

Sabe que tenho feito arroz integral constantemente...para a dieta...e esta maneira será uma boa variação, está bem convidativo!
bjok

Axly disse...

Laurinha! Eu achei lindo teu carreteiro!
E olha que eu sou muuuuuuuuito chata, não gosto de arroz que não seja branco, puro, sem nenhuma mistura e não sou lá muito fã de charque ou carne seca.
Aqui em casa quando tem carreteiro ou eu fico com fome ou recorro a um arroz requentado mesmo, hahahahha...
Mas até fiquei curiosa com o sabor desse, quem sabe não faça!
Kisss pra ti linda^^

Laurinha disse...

Elvira, pode-se até fazer uma adaptação com carne de porco, ou mesmo de vaca-um corte que desfie após cozida...e sei que as versões atualizadas são feitas com sobras de churrasco, então....

Risonha, então, faça como puder fazer, pois é delicioso.

Ziza, este foi feito do princípio, mas já fiz também a versão com sobras de carne! Fica tão bom!!

Laila, sabe que fica muito mais saboroso com o arroz integral....acho que casa tão bem!!

Fer, também adoro, até abuso!

Kikas, bem-vinda!!! E volte outras vezes!

Pipoka, uma carne seca limpa(sem gorduras) não tem melhor!

Iliane, sabe, acho que louro combina tão bem com arroz integral e com carne seca, e pimenta também...... só não pus para não alterar muito (já que eu já tinha feito as minhas adaptaçõeszinhas...)!

Nereime, eu adoro arroz, e todas as suas versões...

Axly, eu também adoro arroz branquinho, puro! Feitinho na hora então, se pudesse, comia só arroz!

Beijinhos, meninas!!

Denisa Baltazar disse...

Nossa, você fez lembrar minha infância. Quando pequena, minha mãe fazia muito Arroz a Carreteiro, é que a galerinha daqui de casa (quando pequetitos) eram bons de garfo e minha mãe optava por este prato por ser saboroso, rico em vitaminas além de muito nutritivo. Ficávamos satisfeitos com um bom prato.
O seu está com uma cara ótima, saborosíssimo, deu até água na boca.
Qualquer dia destes pedirei para ela fazer novamente e convidar meus irmãos(que agora já são todos casados) para uma doce lembrança.
Bjinhos!

Fabrícia disse...

Laurinha adoro arroz carreteiro....um gostinho de Brasil, da terrinha.... ai que vontade que deu.
Bjs.

Eli disse...

Laurinha eu engrosso o coro dos apaixonados pelo arroz de carreteiro! Está linda sua foto!

Gourmandisebrasil disse...

Me dá uma saudade qdo leio sobre arroz de carreteiro...
O pai (muito querido) de uma querida amiga gaúcha sempre preparava este prato qdo ímaos para o Sul. Não tive mais oportunidade em ir até a casa dele.
Mas a memória desta comidinha sempre estará presente!

bjos,
Nina.

Unknown disse...

Esse arroz é tudo de bom, me deu até vontade de fazer.
Lembro quando criança que adorava comer quando iamos numa churrascaria.
Bjs

claudia disse...

Parece realmente um arroz muito saboroso e com muita proteína!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Passando pra deixa um beijinho, e pra dizer que adoro carreteiro, pena que meu marido não gosta de arroz...

bjs amiga.

Filipa disse...

Laurinha esse arroz está com uma cara óptima e deve ser delicioso. Por cá ainda nunca vi carne seca à venda, mas penso que deve dar para fazer com outra carne apesar de o sabor não ir ficar igual...

Beijinhos

Laurinha disse...

Denisa, acho delicioso também, sempre faço! ;P

Fabrícia, pois é, a carne seca/charque não tem igual!

Eliana, alimenta e satisfaz e super gostoso!

Nina, igual ao dele não tem - falta o carinho dele, mas dá para fazer um parecido...

Nana, e existem outras versões, aposto muito saborosas também!

Claudia, pois é, justamente para poder 'sustentar' a viagem : carbohidrato e proteína! É o que eles conseguiam carregar, e sem estragar/não perecível...

Anita, pena mesmo!

Beijinhos,

Nani disse...

Esse arroz é mesmo maravilhoso! Eu amo arroz de carreteiro, vendo o seu me deu vontade comer agora mesmo!
Beijos

Mónica Pinto disse...

Este arroz típico, deve ser uma delícia, eu gosto muito de arroz integral e com todos esses ingredientes deve ficar bom demais! Beijinhos

Leila disse...

Laurinha,
como gaucha, adoraria experimentar o teu carreteiro com carne seca. Honestamente eu nao gosto do charque e faziamos muito carreteiro com linguica ou com as sobras de carne do churrasco. eu adorava.
a apresentacao ficou linda.
beijinhos

Akemi disse...

Amiga, sempre tive dúvida sobre a diferença entre charque e carne seca. No momento estou tentando fazer carne seca caseira e você me forneceu a receita que queria para utilizar a carne (se der certo ne? rss). Bjs

Beatriz Belliard disse...

da terra da minha mae tche ! Adoro ! bjs

oquefazerprojantar??? disse...

Adoro!

Ana Canuto disse...

Oi Laurinha !!
Isso é que é receita de sustância .....adoro.

carioquices disse...

Na festa junina,sábado passado,aqui no USA,onde moro,o arroz de carreteiro foi um sucesso entre brasileiros e estrangeiros de várias nações.Usei o arroz de carreteiro.O resto foi igualzinho,pois acho os ingredientes em Atlanta.
Valeu!

Laurinha disse...

Olá!!!

Que bom que gostaram!! É uma sugestão muito saborosa mesmo!

Beijinhos

Tia do Miguel disse...

Olá,
Hoje fiz um arroz de carreteiro com arroz integral e carne de churrasco.

Ficou uma delicia.

Amei a receita.

abçs