segunda-feira, 16 de junho de 2008

Bolo de Laranja e Coco


Não estou conseguindo atualizar o blog nem visitar os blogs amigos como gosto... assim que der, voltará tudo ao normal!
.
A Luciana disse que é uma sugestão para o dia-a-dia. Quem sou eu para discordar?
O que me chamou a atenção neste bolo, parente do bolo gelado de coco, é a laranja! Uma feliz e deliciosa combinação: laranja e coco!
Aproveitei e coloquei um pouco de coco ralado na massa do bolo. Ficou delicioso! Ah, acrescentei umas raspinhas de laranja também, para apurar o perfume!
Lu, meu lanchinho ontem foi no capricho, obrigada!!


xícara medida 200ml

Bolo
3 ovos
2 xícaras açúcar - usei 1 2/3 xícara

2 xícaras farinha de trigo - usei 1/3 xícara de coco ralado e restante em trigo

1 xícara suco de laranja

raspas de 1 laranja
1 colher (sopa) fermento em pó químico

Cobertura
1 vidro (pequeno) leite de coco - 200ml
1 lata de leite condensado - substituí 50ml por leite
coco ralado


Bolo
Pré-aqueça forno a 180ºC.

Unte com manteiga e enfarinhe uma assadeira média.
Bata as claras em neve e reserve na geladeira se o dia estiver quente.
Bata as gemas com o açúcar até formar um creme claro. Fora da batedeira, acrescente a farinha de trigo e o suco de laranja, alternadamente - começando e terminando com o trigo, misturando bem. Junte o fermento em pó e as claras batidas em neve e misture, delicadamente.
Coloque a forma no forno, e deixe assar por cerca de 20-25 minutos - faça o teste do palito.

Cobertura
Misture o leite condensado com o leite de coco. Despeje esta cobertura sobre o bolo já assado e ainda morno e polvilhe com o coco ralado.
.
Nota: Pode ser servido gelado ou ao natural. O meu conservei na geladeira... uma delícia!!!

27 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Esse bolinho está mesmo com um aspecto tentador!

bjs

Filipa disse...

Também acho a combinação laranja e coco fabulosa e o bolinho ficou com um aspecto delicioso!

Beijinhos

Lua Limaverde disse...

É engraçado as coincidências que acontecem entre as blogueiras, essa semana fiz um bolo de limão e coco! :)

risonha disse...

como deve ter ficado bom... quem me dera uma fatia bem grande para o meu lanche.

Eli disse...

Sabe que também estou assim, quero muito visitar as amigas blogueiras mas não está sendo possível fazer isso todos os dias, pela correria do dia a dia e também porque o Rapha está em provas e logo na próxima semana já viajo.

Mas esse bolinho é uma maravilha que lindo! Sabe que vou fazer antes de viajar, pois quero muito reunir umas amigas para um chá, e ele vai cair perfeitamente no cardápio. risos

Marizé disse...

Laranja e coco é de facto uma combinação tentadora.
Um bolinho assim para um lanche sem pressas é do melhor que há.

Bj

Akemi disse...

Também estou de olho neste bolo da Luciana! Estes flocos de coco estão escandalosamente apetitosos!!!
Bjs

Carolina Andrade disse...

Delicioso, é bom variarmos os bolos,lá em casa o campeão são os de iogurte!! Grande beijo

Marcia disse...

Laurinha, o teu bolo está uma tentação! Juro que ele piscou para mim... Este é o tipo de lanche perfeito! Vou providenciar os ingredientes para poder fazer. Ah, fiz os teus pães de batata. Ficaram ótimos; logo publico no blog (com os devidos créditos, claro!). Bjs

Marcia disse...

O linguine aí em baixo e mais tarde este bolo... dia perfeito! bjinho

Ana disse...

Tenho uma receita parecida, chama-se Bolo Toalha Felpuda, eh realmente uma delicia! (mas o meu nao vai laranja...!)
Ana

Silvia Arruda disse...

Ontem, me bateu uma vontade de bater um bolinho... e não é que estou achando várias sugestões nos blogs queridos!! Isso que é sintonia entre a gente, como disse a Luna!! :)

Luciana Macêdo disse...

Estou saboreando o seu bolo com os olhos, gostei de você ter colocado casca de laranja na massa e aumentado o coco, ficou muito apetitoso. Você fez com coco natural?... parece mais úmido, uma delícia.
Fico feliz por ter gostado do bolinho.
Bjs!

anna disse...

Se for tão bom como a foto promete, nem sei o que diga - uau!!!
Beijinhos.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Se tem coco.... é ótima! adorei a combinação da laranja e do coco..

bjsssss

Mónica Pinto disse...

Um pedaço vinha mesmo a calhar! Está lindo.
Beijinhos

Carla disse...

Laurinha este bolo tem um aspecto tão bom! Eu é que não consigo comer coco =/ mas vou guardar a receita para um dia fazer para quem goste!

bjs

Odete disse...

Que combinacao boa essa, e o bolo ficou bem fofinho neh.
bjs

mamaeuquerobolos disse...

Kaurinha ,este bolinho deve ser muito saboroso, eu adoro coco,costuma fazer um bolo de coco,mas nõ leva laranja.
vou fazer.
Beinjinhos

Aline Neme disse...

Laurinha, tá todo mundo na loucura mesmo!!!!

Eu também estou assim... com os dias cada vez mais corridos, e comendo cada vez mais fora de casa.

Seu bolo está fantástico!!!

Bjundas

Guida* disse...

Ai laurinha, só a foto dá logo pa engordar... eu adoro coco, a combinaçao com a laranja deve realmente ser do melhor.

Bjs*

Patricia Scarpin disse...

Esse bolo tem tudinho que eu adoro, Laurinha. ;)

Iliane disse...

bolo lindo amiga..d´[a vontade de comer um pedaço...bjus

Laurinha disse...

Pipoka, ficou mesmo muito bom, merece bis! ;P

Filipa, pensando melhor, merece tris! :DD

Luna, é verdade, às vezes estamos tão afinadas...!

Risonha, estou enviando uma virtual para você, tá!

Eliana, tá difícil, mas hoje consegui vir...
o bolinho é ótimo, acho que você vai gostar!

Marizé, dauweles de comer um, não, dois quadradinhos, e ficar feliz da vida!

Akemi, hummmm, deixei no 'caldo' do leite condensado e leite de coco, acho que ele inchou mais, ficou 'escandalosamente apetitosos'! Concordo!

Carol, pois é, um bolinho gostoso é sempre bem-vindo!

Marcia, faça, vc vai gostar!
E que bom que vc gostou dos pa~ezinhos de batata..... sempre faço eles aqui em casa, tem saída certa!

Marcia, perfeito!!! :DD

Ana, também gosto do toalha felpuda.... bem, na verdade, acho que adoro qq bolo que vai coco!

Anita, ficou ótimo mesmo!

Monica, obrigada linda!

Carla, é uma ótima idéia!

Odete, ficou sim, muito bom!

Susana, pois é, a dupla fez sucesso!

Aline, obrigada linda!

Guida, bem, é calórico sim, mas... 1 quadradinho agrada e pronto!

Patricia, hummmmmmm, delícia!

Iliane, sirva-se!

Beijinhos, meninas!

Cris disse...

Hum, muito chique mas neste caso vou ter que discordar por um motivo só... se eu comer isso no dia-a-dia já viu a balança né... mas no final de semana eu como tudo que tenho direito, hahaha. Este bolo ficou lindo, ai assim fofinho Laurinha... com sabor de laranja..... gente!!!

Ana Paula disse...

Minha mãe fez este seu bolo e foi um sucesso, pena que ainda não tinhamos blog para postar e vc ver o resultado, esse seu bolo é tudo de boooooooooooom!!!!, não sobrou nadinha, sumiu tudo em dois tempos.

Cristina disse...

Ola Laurinha, só passei para quee dizer que fiz este bolo hoje e ficou tão fôfo que se desfaz quase todo. A parte de baixo, pelo contrário ficou também muito "queijada" e quase agarrou tudo na forma, apesar desta estar untada. E ficou bem cozido! Acho que pus pouca farinha e demasiado coco, não sei. Bolo de laranja tem mesmo de saber a laranja, e este nesse aspecto é perfeito! Vou faezr novamente mas acertar quantidades :) Obg pela receitinha!