segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Bolo de Frutas Secas e Especiarias


Ontem eu estava com uma vontade doida para fazer um bolo!
Mas qual? Passei os olhos pelos brancos, de chocolate, os fofinhos, os recheados, invertidos, com farinha integral... até que escolhi um de frutas secas! Hummmm, há tempos que não fazia um!
Uma sapeada rápida no freezer... OK, não tenho todas as frutas conforme o original, mas posso fazer com as que tenho em casa!

As frutas secas congelam muito bem, e descongelam também! E bem rápido!
Basta congelá-las em aberto, e quando virarem ‘pedrinhas’, coloco-as em uma vasilha com tampa – caso sobre espaço, eu preencho com papel toalha amassadinho, para não formar cristais de gelo... Quando quero utilizar, retiro somente a quantidade necessária, preencho a vasilha com mais papel toalha, fecho a tampa e freezer novamente!
Aquelas que foram retiradas do freezer, deixo em uma vasilha com tampa, em cima da mesa mesmo, não marquei o tempo, mas acredito que em 20-30 minutos já estavam perfeitas, macias, do jeitinho que estavam pouco antes de serem congeladas!

Num instantinho o bolo já estava no forno – um bolo perfumado, macio e feito com as minhas frutas secas preferidas!

E vocês, gostam de frutas secas? Qual a sua preferida?


Xícara medida 240ml
1 ½ xícaras farinha de trigo
½ xícara de ameixas seca, picadas
2/3 xícara açúcar granulado orgânico
¼ colher (chá) sal
1 colher (chá) pimenta da jamaica
1 colher (chá) noz-moscada ralada na hora
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 xícara buttermilk
½ xícara manteiga derretida
½ colher (chá) essência de baunilha
½ xícara damascos secos picados
½ xícara uvas-passas escuras sem caroço
½ xícara uvas-passas claras sem caroço


Prepare o buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão, espremido na hora, em uma xícara, e complete com leite, até atingir 240ml. Aguarde 15 minutos e utilize.

Pré-aqueça o forno a 165ºC.
Unte e enfarinhe uma forma média de bolo inglês. Porém, ao ver a quantidade de massa, optei por fazer 4 bolinhos tamanho muffins e colocar o restante da massa na forma de bolo inglês.

Pique - eu gosto de cortar com tesoura, a ameixa e o damasco e coloque em uma vasilha; da farinha já medida, retire ½ xícara de farinha e misture às frutas, para deixá-las mais soltinhas na massa e evitar que ‘afundem’ no bolo; junte as uvas-passas, e misture bem.

Em uma vasilha grande, peneire a farinha de trigo, açúcar, sal, especiarias e bicarbonato de sódio, misturando bem; junte a mistura de frutas com farinha, misture e reserve.
Em uma vasilha pequena, junte o buttermilk, a manteiga derretida e a essência de baunilha.
Junte a mistura dos ‘secos’ com os líquidos, misturando bem e coloque na(s) forma(s) já preparada(s), nivelando a superfície com uma epátula.
Leve ao forno por 50-55 minutos, até que esteja bem dourado e o bolo já esteja ‘soltando’ das laterais da forma. Faça o teste do palito no centro do bolo, se sair limpo, estará pronto. Os bolinhos ficaram prontos após 25 minutos.
Retire a forma do forno e coloque-a para esfriar sobre uma grade.
Após 10 minutos, retire o bolo da forma, deixe-o amornar/esfriar sobre uma grade.

O bolo é delicioso!!! Morninho então, aiai, demais de bom!!!
Pode ser conservado, coberto, em temperatura ambiente fresca, ou sob refrigeração.

24 comentários:

Marizé disse...

Laurinha este bolo tem a minha cara!
As especiarias fascinam-me ao ponto de não resistir a nunhuma receita com elas, imagino o aroma deste bolo...

A minha fruta seca preferida é a noz e os figos pingo de mel.

Bj

Glau disse...

Laurinha, às vezes me dá siricotico e fico com uma vontade doida de preparar algo! Esse siricotico tem sido constante :)

Adorei seu bolo! Adoro frutas secas! recentemente eu fiz aquele seu de maça com nozes e uva passa -ficou maravilhoso!

Bjo e boa semana, Glau

Beatriz Belliard disse...

adorei este bolo, tb adoro frutas secas, todas, aqui em casa nao falta nunca, ameixa, figo, passas, tamaras e damascos. beijocas

Mari disse...

Laurinha, como disse a Glau, eu tenho tido siricoticos constantes para preparar coisinhas em casa! E com as minhas cobaias dando corda, já viu.. hehehe...
Esse teu bolo está tão lindo... imagino o aroma delicioso, e o sabor dele morninho então... hummmmm... mais uma receitinha anotadíssima!!
Beijos, querida!!

Anônimo disse...

O bolo deve estar delicioso, parabéns! Eu adoro frutas secas, principalmente as passas. Ficam maravilhosas com ricota, com banana, com maçã, com tudo, não é? Gosto demais do seu blog, continue assim!

Nani disse...

Eu adorei a dica de congelar as frutinhas, não conhecia.
E quanto ao bolo ele é ótimo!
Beijos e ótima semana!

Iliane disse...

amo frutas sêcas..ando com uma vontade imensa de fazer um bolo assim..amo todas elas!..acho que a aproximação do natal..enche-me de vontade..kkk.amei o seu..ficou lindoooooo..bjus

Eli disse...

Já sinto um ar natalindo vindo de você Laurinha!! Que delícia esse bolo!

Odete disse...

Laurinha, seu bolo esta ao meu gosto. Adorei as dicas sobre como guardar as frutas secas. Pena que aqui raramente se econtra frutas secas de boa qualidade(tem muito corn syrup).

Beijos

Ziza disse...

Adoro esses tipos de bolos. Receita natalina memo.
Beijos,

Goreti disse...

E quem disse que só comemos bolos de frutas no Natal?
D. Laurinha desbancando o calendário!

Semana que vem tbm vou postar um bolo de frutas, encomenda das colegas de aula de patchwork.

Adoro frutas secas, mas já que é pra escolher, sempre o damasco!


Beijos!!!

Silvia Arruda disse...

Sabe por que eu adoro panetone? Por causa das frutas secas... então... adorei essa receita de bolo!! Anotada! :P

Neyma disse...

Ola Laurinha,
Cheguei aqui atravez do blog da Mari e estou adorando tudo! Este bolo parece delicioso! E os pães...que maravilha! Adorei suas receitas, e ja adicionei seu blog aos meus favoritos.
Parabéns!
Muitos beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Laurinha,

Se tem especiarias, já vou anotando...pois não consigo resistir. Quanto à minha fruta seca favorita, são os pinhões, o que é um problema pois custam uma "nota preta".

bjs

Lua Limaverde disse...

Acho que topo qualquer tipo de fruta seca, já que a única coisa que não gosto muito em frutas é a acidez. Mas a minha preferida acho que é a ameixa, delícia... :D

laila radice disse...

laurinha!!! q bolo encantador...é memso uma perdição!! eu aodro tâmaras, figos secos, ams as ameixas, damascos e uvas tbm me agradam mto!

bjs

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que cor linda! parece ser uma delícia!

bjssssssssssssss

Isabel de Miranda disse...

Que delicia de bolo a casa deve ter ficado a cheirar a Natal:))Receita anotadissima.Vou fazer hoje(sorrisos)depois digo.Beijinhos

Ana Prazeres disse...

Laurinha, o A. vai adorar este bolinho!!!!
Beijinho

Filipa disse...

Adorei a dica de congelar as frutas, nunca tal me tinha passado pela cabeça!

A receita deste bolinho já está anotada pois com os frutos secos e as especiarias só pode ficar uma perdição!

Os meus frutos secos preferidos, são as nozes e os pinhões.

beijinhos

Agdah disse...

Divino!!!

Letrícia disse...

Esse bolo tem a cara da minha mãe! Tenho que fazer pra ela!

Beijos!

Bergamo disse...

Laurinha,
Amo bolos com essa característica...mais densos, bem ao estilo Europeu.
Estou com uma receita de bolo bem parecido com o seu para testar.
E obrigado pela visita ao blog do Bergamo. Você vai gostar bastante da focaccia. O leite dá uma textura muito boa!!
Abraços,
Bergamo

Ana Canuto disse...

Se eu gosto de frutas secas ?
Adoro...todas !!!!
E esse bolo...com certeza tá mais que aprovado.