quarta-feira, 8 de outubro de 2008

No-Knead Bread, Versão Rápida!


Eu sei, eu sei... pão, de novo?
Mas é que eu não agüentei esperar para publicar depois, quis logo vir contar!

Lembram-se no famoso No-Knead Bread, feito por uma famosa bakery de New York, a Sullivan St. Bakery? O New York Times fez uma reportagem e publicou a receita e foi uma ‘febre’ nos foodblogs.
Vi pela primeira vez no blog da querida Cris, e fiquei maravilhada...
O pão é feito de farinha, sal, fermento e água somente, e tem uma massa tão líquida, que é impossível de ser sovada, mesmo que você queira! Em menos de 1 minuto os ingredientes são misturados e depois a massa fica descansando por 12 a 18 horas. É moldada, cresce e forno! Pronto!

Pois o mesmo jornal publicou agora uma ‘versão rápida’ do pão, que fica pronto em menos de 6 horas!

E eu fiz! Uma versão simples, que ficou ótima! Preparei logo após o almoço e na hora do jantar o pão já estava pronto, fresquíssimo, delicioso! E sem trabalheira!
Então, para aqueles que tem receio em fazer pão em casa, taí uma excelente opção: nada de sova, formatos diferentes, formas especiais... Experimentem!!!


Xícara medida 240ml
3 xícaras farinha de trigo especial para pães
2 ½ colheres (chá) fermento biológico instantâneo seco
1 ½ colheres (chá) sal - usei uma mistura com ervas aromáticas orgânicas, secas e sal
1 ½ xícaras água filtrada
Óleo para untar


Misture o fermento à farinha.
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture com a ajuda de uma colher de pau, somente até ligar os ingredientes, no máximo por 1 minuto. Eu misturei com as pontas dos dedos mesmo...
Cubra a vasilha com plástico e deixe em local livre de correntes de ar em temperatura ambiente, por 4 horas - eu deixei na prateleira mais alta da despensa. E não mexa!

Unte levemente com óleo uma superfície e vire a massa sobre ela; puxe uma das ‘pontas’ da massa para o centro, outra ‘ponta’ e pronto! Cubra com filme e deixe descansar por 30 minutos.

Escolha aonde vai assar o pão: panela de ferro ou esmaltada, ou refratário de vidro ou de cerâmica, todos com tampa. Eu assei em um refratário de vidro.
Coloque o recipiente com a tampa no forno e ligue o forno beeeem quente. – Se ferro ou esmalte, ligue o forno assim que colocar a massa para descansar; se refratário de vidro, após 15 minutos de descanso, ligue o forno.

Passados os 30 minutos de descanso da massa, retire com cuidado o recipiente do forno; coloque a mão por baixo da massa e rapidamente coloque-a no recipiente; dê uma chacoalhada no recipiente, para a massa ficar mais ou menos nivelada, tampe e leve ao forno – cuidado para não se queimar!
Deixe assar por 30 minutos, retire a tampa e deixe mais 15 a 30 minutos, até obter um pão bem dourado.
Retire o pão do recipiente, e coloque-o sobre uma grade para esfriar.

E delicie-se com um azeite, ou pastinha de alho (ainda vou preparar o post...), ou ...

43 comentários:

Mari disse...

Laurinha querida, que delícia de pão!!! Eu sou uma das medrosas (ou melhor... como nao tenho prática com pães, fico aflitíssima com o grude todo da massa... acabo botando mais farinha e o pão fica duro) que certamente testará essa receita.
Beijão, amiga!!

ATEFAR disse...

Uhm! Que delicioso. Vou pegar a receita do pão para eu fazer.

O Ibama apreende madeira ilegal e deixa apodrecer... Mais detalhe na última postagem.

Abraços,
Nice.

Unknown disse...

Precisa ter a tampa?!
Poxa, estava pensando em fazer hj mesmo!
Não tenho nada em casa que a tampa não derreta.
Uma pena.
bjs

Silvia Arruda disse...

Pelas fotos, dá pra perceber o quanto ficou fofinho e gostoso!

Vc está me conseguindo me convencer a me aventurar a fazer pães! :)

Patricia Scarpin disse...

Fico boba copm a maciez do danado, Laurinha! Manda aqui uma lasquinha, porque são 3 e meia e está na hora do chá da tarde. ;)

Paladares da Isa disse...

Ficou lindo...
Este pão é uma verdadeira maravilha.
Já fiz e desapareceu num instante.
Bjos

Glau disse...

Uau, que máximo! Tentarei fazer..

bjos, Glau

Leila disse...

ohohohohohoh....eu amooo pao Laurinha, nao faz isso comigo!!! heheh
ficou lindo. essa versao rapida é novidade.
beijnhos

Eli disse...

Amo, amo e amo pão!!! E que luxo esse seu em?! Adorei!

Luciana Macêdo disse...

Já disse mas vale repetir, não vivo sem um pãozinho, é bom demais. Não tenho trauma em fazer pães, mas confesso que isso de esperar horas e horas me desanima um pouco.Não sou muito paciente, gosto de ver tudo pronto rapidinho. Essa receita vou experimentar.
Bjs!

bio_geo_esds@ disse...

Faço muitas vezes este pão, tenho publicado a versão original e depois um bem mais rápida, com farinha de trigo e centeio que fica delicioso.
Na minha versão nem tiro a massa depois de levedar, para a pedra, para a deixar descansar. Mexo apenas a massa com uma colher dentro da tigela, deixo repousar o mesmo tempo e depois vai para o forno na forma fechada.

Esta versão rápida varia na quantidade de fermento, como leva mais fermento precisa de menos tempo para levedar o mesmo.

Ficou bem bonito o teu pão.

Ana Prazeres disse...

Laurinha, há lá coisa melhor que pãozinho??? Uma receitinha de pão é sempre benvinda!!!
Beijinho

Valentina disse...

não creio. tá vendo, voce e estes lindos pães.

Anônimo disse...

Laurinha, adoro esse pão da Sullivan Bakery! Essa versão rápida eu ainda não fiz, mas agora que já foi aprovada já posso experimentar! Eu prefiro assar o meu na panela de ferro, fica com aquela casca beeem grossa e durinha, um pão mais rústico que eu adoro torrar e comer com geléia!

Beijão *
Mariana

laila radice disse...

parece mais macio doq o de longa fermentação...não é? qdo fiz ficou mais rustico tipo italiano...o seu está tão lindo..tentarei essa versao!bjs

Vivian disse...

hehehe
depois de toda essa propaganga, nao tem como nao experimentar !!
bj querida

Goreti disse...

Laurinha conheci o mundo dos blogs através desta receita...tbm pelo espaço da Cris...fiz e achei o máximo!
E amanhã me aguarde estarei com o meu prontinho pro lanche do maridão..
Linda pode continuar com a saga dos pães , pois é pura inspiração.

Beijos!!!

Claudia Lima disse...

Ficou muito bonito! Infelizmente não tenho uma vasilha que possa utilizar.
Bjs :)

Carla disse...

Laurinha, imprimi hoje a receita normal deste pão e estava a pensar nas horas que demora a fazer e que só teria tempo no fim-de-semana!
Adorei esta versão rápida =)
Vou fazer!

bjs, boa 5ªf

Suzana Parreira disse...

Também já fiz e é realmente fácil e muito bom. O seu ficou com o aspecto delicioso que apetece comer de imediato!

Bj

Marizé disse...

Tenho esse pão na minha lista há um "tempão", agora fiquei ainda com mais entusiasmo para o fazer.

Bj

* Jo * disse...

isso é um verdadeiro achado!
vou testar em breve!

beijinhos!

Filipa disse...

Eu ainda nunca fiz mas agora fiquei com uma vontade enorme de fazer... O pão ficou lindo e parece mesmo muito fofinho! Receita anotadíssima.

beijinhos

Luciana disse...

Ai Laurinha já disse o quanto você é uma fofa hoje?!!

Parece que lê pensamentos!!

Beijos carinhosos!

Ziza disse...

Adoro fazer pão. Antes tinha um pouco de medo, saía sempre a mesma receita. agora, já consigo fazer algumas variações interessantes. Esta semana, até comprei uma farinha diferente...
Bjs

Agdah disse...

Eu ainda não tinha visto a versão rápida. Ficou legal.

Cris disse...

Oi Laurinha! Rápida foi você amiga, hehehe, também quero fazer logo logo esta nova versão, eu sou viciada nas receitas deste cara, quando vi esta semana o video dele lá já fiquei de antena em pé. Beijos e bom final de semana!

carmencita disse...

Primeiro parabens pelo pão, ficou perfeito.Grata por partilhar.Como não tenho nada grande que possa cobrir para levar ao forno, vou levar essa receita de presente para minha mãe que adora fazer pães, e logo que possivel vou fazer, pois adoro pão feito em casa e quentinho então, imagine esse noooosa!Bjss.

Carolina Andrade disse...

Nossa, que diferente este pão, não conhecia. Vou fazer, com certeza!! Grande beijo

Téia disse...

Laurinha, como assim pão de novo? Pão sempre, não respiro sem pão. Ficou lindo, com cara de ~fôfo e apetitoso que só...Gostei também por ser fácil. Ótima receita. Bj querida.

Mónica Pinto disse...

Super útil, Laurinha, é o tipo de receita de pão que dá gosto fazer e claro, comer!
Beijinhos

Nani disse...

Laurinha acredita que eu ainda não tinha visto este pão pelos blogs. Eu adorei a preparação é diferente de todas as outras preparações de pão que eu já vi e ele fica muito bonito!
Beijos

Tânia N. disse...

É fácil fazer pão?Precisa ter "mão boa"?
Vá lá no Rostinhos Bonitos que fizemos um post com modelitos para blogueiras como nós.
Beijocas,

Beatriz Belliard disse...

Amei ! Ainda nao tinha feito a primeira versao, mas esta rapida me deu vontade ! bjinhos

Andrea Dohashi disse...

Oi Laurinha, eu sempre visito o seu blog, mas nunca comentei por aqui, qdo eu vi a receita, fui logo fazendo, mas... não sei acho que coloquei muita água, e mesmo depois de 18 hs, estava super líquida, joguei fora, e fiz novamente, mas dessa vez com as 6 hs de espera, ficou bem bonitinho o pão, mas o seu parece que está tão fofinho, o meu ficou bem rústico :(
Criei um bloguinho pra mim, e logo vou colocar a receita do pão, qdo vc puder passa lá e me faça uma visitinha.
obrigada.

Nysa disse...

que belo pao... ficou mesmo fofinho e com uma codea linda! beijocas

Lua Limaverde disse...

Ai, Laurinha, agora você vai me fazer comprar um refratário com tampa, é o jeito! :D

Letrícia disse...

Quase não consegui escrever esse comentário - toda hora levanto para conferir se o pão vai caber no meu refratário com tampa (é um ovalado médio). Acho que só vai ter um jeito de saber: fazendo!

Beijos!

Paolla disse...

DE-LI-CI-O-SO... é o pão mais gostoso que me lembro de ter comido.

Mas deve ficar melhor se eu seguir a receita direito :) Deixei só 3 horas descansando porque estava caindo de sono e não deixei o refratário de vidro aquecido - ou seja, meu pão grudou no fundo... vou repetir a dose no feriado.

Paolla disse...

Grudou de novo... como faço pra tirar o pão sem estragar o fundo?

Laurinha disse...

Oi Paolla!!

O meu gruda tb, mas após uns 5 minutinhos desgruda tudinho....

Uma idéia, que me passou pela cabeça agora - que não experimentei fazer, é somente uma sugestão, seria colocar flocos de milho sobre uma folha de papel manteiga, colocar o pão sobre ela, e a folha com o pão no refratário... daí, para o forno para assar.

Esta maneira de assar - pão sobre flocos de milho sobre papel manteiga - é o que eu uso quando asso pão na pedra cerâmica... quem sabe dá certo para o refratário!

Beijinhos

Susana disse...

Olá, sempre tive vontade de fazer este pão, mas devido ao tempo p/ ficar pronto sempre desistia. Agora não, com a versão rápida a vontade voltou, vou fazer c/ certeza.

Unknown disse...

Poxa, pra quem como eu que pode com ovo parece-me perfeita. Sabe se dá para ser feita na flavor wave?
E mais sabe se funciona tb com leite?
Vou experimentar de qualquer jeito, adoro pães e essa receita parece-me a mais fácil das delicias de pães.
Parabéns pelo blog.
Se não for pedir muito, gostaria mesmo da resposta, esse é meu primeiro pão (apropriado para mim), sou alérgica a ovo e todos que consigo fazer leva o bendito ovo.