quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Salada de Batatas e Palmito


No final de semana comprei umas batatinhas bolinha para preparar uma salada e ontem, pensando em como eu ia prepará-las, me lembrei desta, da Patricia do TK.
Então, segui a dica dela e acrescentei palmito picadinho, refogado no azeite e cebola.
Uma sugestão simples e deliciosa para acompanhar uma carne grelhada.
Espero que gostem! (A foto não ficou nadica boa, mas a saladinha, ah, ela ficou ótima!!! :DD)

Para 4-6 porções
200g palmito em conserva drenado e picado
1 colher (sopa) azeite de oliva
2 colheres (sopa) cebola picadinha
Sal

500g de batatas bolinhas com casca
1 colher (sopa) azeite de oliva
suco e raspas da casca de 1 limão siciliano
sal e Lemon & Pepper

Em uma panelinha, refogue levemente a cebola no azeite, acrescente o palmito e mexa bem, até que todo o líquido da panelinha evapore. Tempere com sal e reserve.

Cozinhe as batatas em uma panela grande, com água fervente levemente salgada, até que fiquem macias (mas não desmanchando!); escorra bem, e volte as batatas à panela, em fogo bem baixinho, para que as batatinhas terminem de secar.
Assim que você conseguir lidar com as batatas, descasque-as e vá colocando em um recipiente. Não espere que elas esfriem, pois 1) ficará mais difícil de descascar e 2) as batatas não ‘pegarão’ o sabor do molho...

Coloque o azeite, o suco e as raspas de limão numa tigela grande e misture bem. Adicione as batatas ainda quentes, tempere com sal e pimenta e mexa bem; acrescente o palmito refogado reservado, misture mais um pouco e reserve.
Sirva assim que esfriar.

29 comentários:

Anônimo disse...

Hmm, Laurinha, adoro salada de batata! Palmito eu só comi uma vez e achei a textura assim meio estranha. Por aqui também só em frasco ou enlatado, aí vocês comem palmito fresco? Ou só assim também?

Beijo *
Mariana

Aline Neme disse...

Adoro bata bolinha... elas são lindas!

Essa salada de batata bolinha com palmito realmente ficou um escandalo!

Bjundas

Filipa disse...

Eu achei a foto bem bonita e a saladinha deve ser fantástica! Palmito nunca comi mas tenho andado a preparar-me para provar. É que isto de provar coisas que não se conhecem, tem que se lhe diga :)

beijinhos

Marcia disse...

Muito apetitosa, boa para aquele " comer sem parar". A foto tá nadica de ruim não. bjin

Mari disse...

Oi Laurinha!
Tomei coragem e criei meu próprio blog... e claro, já linkei o teu!
Lá em casa amamos salada de batata (seja ela bolinha ou não.. rs)... pelo menos uma vez por mês (no verão, até mais) eu faço! Nunca tinha pensado em colocar palmito refogadinho, mas achei a idéia fantástica!
A foto está linda demais!!
Super beijo

Mari

risonha disse...

Parceirinha, ainda tenho a tal lata de palmito em casa sem saber o que fazer com ela.
quem sabe se é desta?

Carla disse...

Gosto muito destas saladas. Para além de saborosas são muito práticas =)

bjs

Dany disse...

Ai Laurinha amo batata!!!!! mais aqui não tem lemon& pepper snif,snif,quanto ao filme de Denzel,vc acredita que faço coleção?!!! tenho quase todos so dvds, sou doidinha por ele kkkkk
bjs

Renata Barreto disse...

Laurinha,

Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

Te esperamos por lá.

Bjkas

Glau, Renata e Rita Palita

brasuca disse...

Que prático e tenho a certeza de que é delicioso, adoro receitas com atum. Bjs

Laurinha disse...

Mariana, moro em cidade grande e há que se ter muita confiança de que o palmito fresco é de origem certa, de replantio, e tratado com qualidade. O palmito é o miolo de uma árvore, chamada palmeira, que morre, para podermos degustá-lo. E se não houver o replantio, a extinção das palmeiras é certa!!!
Há comércio ilegal de palmito também, infelizmente.... comprometendo as árvores e a saúde de quem os consome, pois não são tratados adequadamente e poderão contribuir com doenças, às vezes até fatais, como o botulismo.
desta forma, costumo comprar somente os já 'industrializados', vendidos em salmoura em embalagens de vidro ou enlatados. E não os como mais crus, sempre refogo, por garantia (mesmo que as latas não estejam estufadas...)

Aline, tb adoro batatas, e a bolinha assim, na salada, fica boa demais!

Filipa, pois é, entendo como é instigante e difícil ao mesmo tempo provar um alimento que não conhecemos... eu não sou nada valente para 'descobertas'... vegetais eu ainda arrisco, mas animais, corro deles!! :DDD

Marcia, uma saladinha leve, saborosa, perfeita para dias mais quentes...

Mari, oba, que bom, parabéns!!! vou lá ver jájá!

Parceirinha, refogue (faça um estufado de palmito, como vocês costumam dizer, né não?) e utilize em recheios de tortas, quiches, com ou sem companhia de carnes... risotti, saladas,...
CORAGEM! :DD

Carla, são mesmo, um acompanhamento perfeito para muitas idéias!

Renata, ... 'com cara de paisagem'... comigo? não.... não aconteceu... :DDD
adorei a idéia!!!! vou lá agorinha para sapear!!!

Sabor do Amor, hummmmmm, nesta saladinha um atum seria perfeito, gostei da idéia para a próxima salada de batatinhas!!!

Beijinhos a todos!!

Goreti disse...

Que delíca!!! Adorei a sugestão, pra quem não fez nada pro jantar hoje essa salada cairia muito bem.

Beijos!!!

laila radice disse...

hummm pois eu me encantei pela foto, pela salada...ai adoro lemon&pepper...bjs

Vivian disse...

hum, delicia !!!

Glau disse...

Laurinha, que delícia de acompanhamento! adoro batata e palmitos!

Bjos, Glau

Marcia disse...

Coisa gostosa Laurinha, como sempre.
Por estas e outras, participe do final de ano de Idéias. Espero sua colaboração.
Carinho

Sylvia disse...

Eu gosto de salada de batatas , mas dispenso os palmitos, Ficou linda a salada
Bjs

Mónica Pinto disse...

Batatas assim pequeninas, são uma delícia. Nunca provei palmito, mas a salada está com um aspecto maravilhoso!
Beijinhos

Luciana disse...

Eu gostei da foto! E da idéia da saladinha, amo batatinhas!!

Beijocas!

Eli disse...

É realmente um perfeito acompanhamento eu sou apaixonada por palmito já ficaria feliz demais em comer apenas sua salada sem nenhum acompanhamento. hehe

Silvia Arruda disse...

Como assim a foto não ficou boa?

Quase pulei no monitor com vontade de devorar esta salada!! hahaha

Batata e palmito: duas paixões... dois vícios! :P

Luciana Macêdo disse...

Uma saldinha caprichada como esta, é uma refeição. Para mim está perfeita.
Bjs!

Suzana disse...

Laurinha, esta salada ficou-me no olho! Só comi palmito uma vez, mas como vc diz a sustentabilidade das escolhas é muito importante.

Bj

Nani disse...

Não achei que a foto tenha ficado ruim, agora eu adorei a saladinha,eu amo saladas e estou sempre em busca de inovações, excelente receita a sua.
Beijos

"Manjares da Manu" disse...

Adorei essa sua dica!!!! Realmente deve ficar uma delícia !!!

Bjs...

carmencita disse...

Não tenho dúvida que ficaram deliciosas,sabe que eu costumo deixá-las com casca mesmo depois de pronta,aquela vinagrete dos anos 70 he!he! mas tem que furar bastante para "calar"o tempero, e deixar por um tempo na geladeira antes de servir, à partir de hoje vou seguir sua dicas, raspas e palmito, amei.Bjss

Laurinha disse...

Goreti, então, 'manda ver'!

Laila, também, vira e mexe ele aparece todo pimpão nos ovos/fritatas, batatas, legumes....
tb adoro!

Vivian, hummmmmm!

Glau, eu também, me perco...

Marcia, já estou matutando...

Sylvia, ok, então, sento ao teu lado e 'herdo' o palmito, tá!

Monica, quem sabe um dia você experimenta...

Rata, muito boa, vale a pena!

Eliana, somos duas então!

Silvinha, é lógico que me lembrei de você quando fiz as batatas!

Luciana, eu preciso é me policiar, senão, repito e repito e repito...

Suzana, pois é, variar é o segredo!

Naninha, experimente e depois me conte o que achou!

Manu, boa demais! Já estou aqui imaginando uma com vagens, acho que batatas e vagens combinam muito bem!

Carmencita, sabe, eu também gosto delas com casca, mas como eu tinha visitas e não quis arriscar deixar ninguém desconfortável, então tirei as ditas!

Beijinhos a todos!

Leila disse...

ficou com uma aparencia super apetitosa. eu adoro palmito.
beijinhos

Iliane disse...

amo..adoro batatas bolinha..fica linda a salada com ela..né..amei a sua..bjus