sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Goulash


Ou quase....
Eu tinha certeza de que eu tinha pimentão sem pele no freezer - quando eu compro pimentão, eu já tiro a pele de todos e congelo em porções; quando quero preparar algo com pimentão, é só descongelar uma porção e utilizar...
A carne já estava temperada, demais ingredientes em cima da pia, e... 'cadê meu pimentão que estava aqui?' ... pois é, para minha tristeza, o 'estoque estava zerado'...
Então, foi assim que fiz, um quase goulash....que ficou delicioso. Uma refeição simples e saborosa!
Servidos?


Para 4-6 porções
500g carne de vaca cortada em cubinhos (usei músculo)
2 colheres (sopa) óleo
1 cebola grande picada
1 dente de alho picadinho
¼ xícara vinho tinto
2 colheres (chá) páprica doce
½ xícara de molho de tomate caseiro
2 xícaras de água fervente
Sal e pimenta


Tempere a carne com um tantinho de sal, pimenta e alho picado, com um mínimo de 2 horas de antecedência.
Em uma panela grande, doure a carne em fogo alto e reserve-a aquecida; na mesma panela, sem lavar, coloque a cebola e leve ao fogo alto, para dourar; acrescente a carne e o vinho tinto, mexendo até evaporar o líquido.
Junte o tomate, a páprica e a água fervente e deixe cozinhando, em fogo baixo e com a panela tampada, até que a carne esteja cozida, macia e saborosa. Mexa de vez em quando e pingue mais água quente se necessário. Acerte o sal/pimenta.
Sirva em seguida.

19 comentários:

Renata Barreto disse...

Laurinha, adorei a dica de congelar o pimentão e adorei a receita!

vc tira as sementes e já pica o pimentão para congelar? tem alguma maneira prática de tirar a pele?

bjkas

re

Mari disse...

Laurinha, nunca tinha pensado na idéia de tirar a pele do pimentão e congelar. Achei excelente, vou adotar a dica!
O goulash então... hummm que delícia! Acho que já tenho destino para alguns pimentões que estão perdidos na geladeira!
Beijo, querida!!

Paladares da Isa disse...

Que maravilha e que bom aspecto.
Bjos

Nani disse...

Eu gosto do pimentão com a casca, mesmo que a receita peça sem eu costumo dar uam de rebelde e não tirar a casquinha, hehe
Sua carne está com uma cara ótima e como já esta quase na hora do almoço me bateu mais vontade ainda de provar um pouco.
Beijos

Gourmandisebrasil disse...

que boa idéia deixar o pimentão pelado congelado!
bjo

Silvia Arruda disse...

Esse sim é um típico goulash!!

Tem tanto restaurante meia-tigela que coloca no self-service qq picadinho invocado e o chama de goulash!! hehehe

Carla disse...

Mesmo sem pimentão deu uma receita excelente! Também costumo congelar os pimentos mas ainda frescos, só os lavo, tiro as sementes e corto às fatias.

bjs, bom fim-de-semana!

Filipa disse...

Eu também tenho o costume de congelar o pimento, assim é bem mais prático para quando for preciso usar.

Esse prato está com uma aparência óptima!

beijinhos

Laurinha disse...

Renata, dê uma olhadinha nestes posts:

http://docelaurinha.blogspot.com/2007/09/antepasto-ou-salada.html

http://docelaurinha.blogspot.com/2008/03/po-de-centeio.html

Eu dou a dica de como tirar a pele dos pimentões, na boca do fogão ou no forno; daí, tiro as peles, sementes, corto em fatias, coloco porções em filme, fecho tirando o ar, enrolo no papel alumínio e freezer neles; prontinho!


Mari, eu sempre tiro as peles, para não ficar 'lembrando' deles... capisce?

Isa, uma sugestão bem simples e saborosa!

Naninha, ficou muuuuuuuito bom! :DD

Nina, tirar a pele toma bastante tempo... qdo sei que vou ter um tempo disponível, aproveito e deixo pronto!

Silvinha, aiai, sei bem o que vc está falando....

Carla, é mesmo, qdo está na época e os preços não estão muito salgados, aproveito e congelo assim também...

Filipa, ficou tão gostoso, não sobrou nadica!! :P

Beijinhos, meninas!!

Odete disse...

Laurinha, que delicia. Tambem gosto de usar musculo para fazer goulash.
Aqui esse prato eh uma constante, pois o marido que eh hungaro!

Beijo e bfs.

Marcia Gullo Tiberio disse...

Adorei a ideia do pimentão. Eu sempre compro mas nunca uso tudo então uma boa parte vai pro lixo. Brigada pela ideia. bejus.

Leo Paixão disse...

Mandou um goulash, agora tem que fazer spatzl! É uma das 3 coisas que mais gosto de comer na vida, goulash com spatzl! Nada chega perto, nem trufas, nem foie gras, nem açafrão nem nada. Delícia!

Luciana Macêdo disse...

Faz tempo que não preparo Goulash, ótima lembrança.
Bjs!

carmencita disse...

Laurinha querida, adorei o post de como você tira a pele e congela. Tem certos pratos, como uma salada de bacalhau, ou sardinha que é impressindível o pimentão sem pele em tiras, ou mesmo numa salada de carne, e por aí vai, utilizo muito pimentões de todas as cores, faço até com molho de tomates e salsicha,mais ia com pele mesmo, nem imaginava que podia congelar, que prático!!As vezes os pimentões estão com um preço bom, vou comprar bastante, já encho uma assadeira e vou congelar.
Seu goulash ficou espetacular, me deixou até com vontade de fazer, pois faz tempo que não faço.Bjss e bom fim de semana!

anna disse...

Nunca tirei a pele aos pimentos, só lavo, corto em fatias, tiro as sementes e congelo...
Adorei a tua receita de goulash!
Beijinhos.

Anônimo disse...

Laurinha, tenho uma surpresa pra vc, passa no meu blog!! bjsss

Isabel de Miranda disse...

Laurinha adorei esta tua receita de Goulash mesmo sem o dito pimentão deve ter ficado uma delicia.Filha vai ao meu cantinho deixei-te lá um miminho.Beijinhos carinhosos

Laurinha disse...

Odete, sabe que fiquei pensando se devia ou não postar, pq passar pelo seu crivo, aiai... daí, bom, é minha versão simples... :DD

Marcia, sabe que antes comprava pimentão só na hora/quando tinha certeza do uso, para não perder, daí que nem sempre o preço estava bom.... Assim, pode-se ganhar não pagando os preços altos!

Leo, sp"atzle, aiai preciso de aula... sei mas nunca arrisquei fazer....

Luciana, fica tão bom.... e dá para fazer um panelão e congelar, para salvar as refeições dos dias 'apertados'.

Carmencita, obrigada viu!!

Anna, como não tolero a pele, já congelo 'pelados'!

Oba, vou lá agorinha!

Anjinha, obrigada linda, vou lá jájá!

Beijinhos a todos!

Leila disse...

adorei a sugestao do pimentao congelado. meu marido nao come de jeito nenhum por isso quase nao uso na comida. o prato ficou lindo.
beijinhos