terça-feira, 21 de outubro de 2008

Quiches de Espinafre e Gruyère e Teimosia Pior que uma Porta!

Até que ponto a teimosia atrapalha a vida....Bom, pra mim, atrapalhou, e muito!

No final de semana tinha planejado fazer umas tortinhas de chocolate... não tive tempo... OK, fica para outro dia.
Bom, já que não deu certo, hoje pensei e FIZ mini quiches de espinafre e gruyère.
Agora, olha a teimosia, pior que uma porta!
Preparei a massa, coloquei nas forminhas e levei para assar.
SÓ QUE esqueci de cobrir com peso para elas não encolherem; bom, para uma cobertura doce e cremosa, que não vai ao forno, vá lá, não fica bonito, mas... tudo bem, pois a falta das ‘paredinhas’ não teria problema, pois o creme não iria vazar. Decorando bem bonito, eu me perdoaria...
MAS a TEIMOSA aqui queria porque queria de espinafre E PEQUENAS... custava guardar as casquinhas no congelador para a doce e preparar outra casquinha, GRANDE, para a de espinafre?
NÃO, tinha de ser como eu tinha planejado.
Fiz que fiz, coloquei o espinafre, cobri com queijo, e na hora de colocar a cobertura... cadê que tinha espaço? Vazou, é lógico.... e foi pro forno, oras, ia jogar tudo no lixo???? Nananinanão!!

Bom, final da estória... não tinha mais espinafre suficiente para outra quiche... então, fico 'devendo': assim que preparar outra de espinafre, venho postar a foto, OK


Fica aqui então como deve ser feita a GRANDE! Esta é a grande vantagem de uma quiche salgada, a sua versatilidade. É só variar o 'recheio' (já que a casquinha e a 'cobertura' é sempre a mesma, para um mesmo tamanho de forma).
Esta mini, apesar não ter o recheio cremoso característico, ficou muito saborosa...
Eu usei espinafre congelado. Se você preferir, use o fresco e cozinhe-o de acordo com seu costume (no microondas, na panela sem água, ...). Esprema bem, pique miudinho e use.

Para a casquinha da quiche, fiz a mesma que utilizei na Quiche de Alho-Poró e Gorgonzola.

Recheio/Cobertura
1 colher (sopa) manteiga
1 cebola pequena, picadinha
1 maço de espinafre fresco, ou 240g de congelado
Sal, pimenta à gosto
100g queijo tipo gruyère picado
3 ½ ovos (lembre que sobrou ½ ovo da massa..)
350ml creme de leite fresco
Pitadinha de noz-moscada ralada na hora

Refogue o espinafre na manteiga com a cebola; ou, se estiver utilizando o congelado como eu: em uma panela média, coloque a manteiga e a cebola, e quando a cebola murchar, diminua a chama do gás para baixo e coloque as ‘bolinhas’ de espinafre, dê uma mexida e tampe a panela; aos poucos, dê uma olhadinha, e com uma colher vá desfazendo as bolinhas, e misturando, de forma a ajudar o descongelamento do espinafre. Quando já estiver tudo descongelado, tempere com sal e pimenta e deixe evaporar todo o líquido. Apague o fogo, e reserve.

Com a casquinha da quiche pré-assada e espinafre já frio, prepare a quiche para ser assada:
Bata os ovos levemente e junte o leite e o creme de leite. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Na casquinha, coloque o espinafre, espalhe o queijo e cubra com a mistura de ovos.
Leve ao forno do cerca de 30-35 minutos, até dourar levemente.


Aguarde esfriar um pouco para partir e servir.


35 comentários:

Letrícia disse...

Já ri um bocado com a sua história, até porque me identifiquei muito.

De qualquer forma, adorei a receita. O hômi tem me lançado muitas indiretas sobre como ele gosta de quiche de espinafre. Quem sabe não faço um mimo para ele?

Beijos!

Glau disse...

Laurinha, sou igualzinha.. sem tirar nem por e depois me arrependo! :)

Mas te digo, ficou lindinha a sua quiche! Não diria que teve algo de errado!

Bjos, glau

Mari disse...

Minha linda, qualquer semelhança é mera coincidência... rsrsrs, sabe q já passei por isso também, e não foi uma vez só! Mas tuas quiches ficaram tão lindas, nao dá nem para acreditar q td isso aconteceu!! Devem ter ficado deliciosas tbm, espinafre é tudo de bom!!
Beijãooo!!

Marcia disse...

Laurinha
tem um maço de espinafre na geladeira esperando por esta receita.
O brigadão
bj

Cris disse...

O importante é o resultado final... que ficou lindo Laurinha! Que hora escolhi para passar aqui e ler suas receitas... final de tarde... com fome! bjs!

Fabrícia disse...

Laurinha querida essa teimosia valeu à pena.... lindo demais. Estava com saudades daqui.....
Bjs.

Leonor de Sousa Bastos disse...

AS suas quiches ficaram com tão bom aspecto!!!
...essa foto final com o garfo é tortura!
Comia uma agorinha mesmo!
;)

Gourmandisebrasil disse...

rsrsrsrsrsrsrs
Todos os cozinheiros são teimosos! Quando teimamos, sai de baixo.
bjo

ameixa seca disse...

Elas ficaram muito lindinhas... eu prefiro assim pequenino :)

Anônimo disse...

Ah, Laurinha, não fica triste! Eu, como não gosto de quiche, acho que elas ficaram muito mais bonitas assim, sem a cobertura tradicional! E a fotografia final está de babar! Que vontade de provar uma!

Beijo *
Mariana

laila radice disse...

ahhaha teimosa??? concordo em genero numeroe grau com a afirmação da nina...todos teimosos...mas se nao ficou propriamente dita uma quiche...pelo menos as mini tortinhas estão lindas!bjs

Laurinha disse...

Letrícia, e este foi um acidente mostrável... ah, faz sim, mas só um pouquinho, já vi teu post re regime....

Glau, vc é um amor!

Mari, olha, deliciosas ficaram sim!

Marcia, yes!

Cris, :DDD, dá mais fome ainda!

Fabrícia, eu tb estava de vc...!

Leonor, sirva-se, por favor!

Nina, aiai, é verdade.... :DD

Ameixa, pois é, tb gosto das miúdas...

Mariana, já eu adoro quiches... de queijos e de verduras/legumes são minhas preferidas!

Laila, :DDDDD, isso mesmo, mini tortinhas, obrigada!

Beijinhos, meninas!

Odete disse...

Isso acontece muito por aqui Laurinha. O pior eh que nao aprendo.
Suas tortinhas ficaram lindinhas e se voce nao conta, ninguem ia perceber.

Beijinhos

Hayla Rollemberg disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Laurinha,
ri muitíssimo com a sua história, principalmente por já ter passado por algo parecido. Acidentes acontecem, mas o que importa é o resultado final e a sua determinação.
Ficaram muito lindinhas - mesmo com os acidentes de percurso * rs*!
Um beijão, lindona.

# apaguei o comentário anterior , pois como estou no computador da minha filhota, esqueci de trocar o usuário e o comentário entrou com nome de Hayla (coisas de quem é uma "topeira" na informática - rs)

Téia disse...

Laurinha minha querida, só eu que sou bem humorada? Rá, você me matou de rir. Incrível como a gente sabe que a teimosia nos move e deixamos,né? Ah, mas no final deu certo e ficou linda e com certeza deliciosa esta quiche. Bj lindinha.

♥ mesa para 4 disse...

lol ...ficaram lindas...jinho

Neyma disse...

Laurinha querida,
Pena que só vemos que fomos teimosas quando as coisas dão errado...evitariamos muitos problemas se parassemos para pensar um minutinho, não é mesmo? Quem não passa por isso? Aliás "teimosia" é meu sobrenome...hehehe!!! Uma caracteristica de meu signo, Touro, não da para fugir.
Mas não se cobre tanto, suas quiches ficaram lindas e saborosas com certeza.
Obrigada por suas visitas ao meu Vó Mindoca, adorei!
Muitos beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, não se culpe tanto - no final, ficaram tão bonitas e apetitosíssimas!
Acho que todas nós já passamos por isso, né? E eu que sou casada com um Capricorniano, já estou acostumada com teimosia... :)

Filipa disse...

Ah Laurinha, o que interessa mesmo é o resultado final e as suas quiches ficaram lindas e muito apetitosas. Essa última foto está muuuito tentadora...

beijinhos

Vivian disse...

eu tbem tenho esse defeito e nao é nada legal !! Mas as suas quiches ficaram comíveis, isso que importa e a receita é ótima !!!
bjks

Silvia Arruda disse...

Tenho certeza que este tipo de acontecimento é totalmente normal em 99% das cozinhas... hehe

O que importa é que as quiches ficaram lindas... e devem estar muito gostosas!

Eli disse...

Laurinha eu já ri aqui lendo seu post, mas quero te falar que ficaram lindas, lindas e eu fiquei morta de vontade de roubar uma. rs

www.saboresdalica.blogspot.com

Luciana Macêdo disse...

Sabe que não fico sem espinafres.Muitas vezes exagero na compra e tenho que congela-los para não perder. Suas quiches são uma ótima dica para os meus lanchinhos ajantarados.
Bjs!

Ana disse...

Ai ai ai Laurinha eu sou assim tbem, teimooosa! Dizem q teimosia eh coisa de gente do signo de touro, eu nao sou muito de horoscopo nao mas enfim... sera q vc eh taurina tbem?! rs?!
Mesmo nao estando perfeita como voce queria saiu bonita e inspiradora viu, da p/ ficar com vontade de quiche de espinafre so de ver e ler seu post!
Beijos!
Ana

Carla disse...

Laurinha, são onze e meia da noite mas estou aqui a salivar como se não tivesse jantado! Amei esta receita, muito boa =D

bjs, boa noite

Agdah disse...

Menina, tem horas que a teimosia é uma virtude e aí muda de nome, chama-se persistência.

Margarida disse...

Larinha, ainda bem que a teimosia deu um resultado destes!! Bom demais!
beijinhos
Eu também gosto mais das pequeninas!

Aline Neme disse...

Eu tb sou assim Laurinha... qdo quero uma coisa, nada me faz mudar de idéia... hehehehehe

Bjundas

Simone Izumi disse...

laurinha, fala sério... nao precisava ter falado nada...pois me parece PERFEITA!!!!!
rsss
bjs

Nani disse...

Eu também costumo fazer sempre a mesma casquinha para quiches, e costumo ser teimosa também, rs
Beijos

Unknown disse...

Meu Deus! Que quiche maravilhoso!!!! Aspecto perfeito para ser devorado em um segundo.

Obrigada querida Laurinha pela visita.

Beijos!

Nysa disse...

adoro queijo gruyere ;-) ficaram teimosamente lindas essas quiches...

Valentina disse...

Tem que rolar teimosia,ne?! Assim a gente aprende.risos. Amei usares o espinafre. e o gruyere.

Lina Jehle disse...

Lindinha, vc viu as latinhas para os biscoitinhos, né ?!? Pois a tia do Pedrim me pediu pra mandar as quiches (aqeulas q improvisei nas latinhas, as suas quiches!!)
To preocupada é se ela vai devolver minhas "formas improvisadas!! kakakakakkaakka

bjs