quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Pão de Polenta, Coco e Coentro

Desde que o desafio do Rei foi lançado, passei por diversos estados de espírito...
Começou por: frustrante! Sim, frustrante! Quem acompanha o Pitadinhas sabe que eu não tolero(ava) coentro. Quando é possível, troco por salsinha e pronto. Ou simplesmente desconsiderava a presença dele na lista de ingredientes do prato...
Mas, mesmo assim, deixei anotado o convite do Rei.
Alguns dias depois, tornei a ler o convite e logo descartei... coentro, báh! Fechei o post e ignorei o Rei.

Até que resolvi dar mais uma espiadinha no post... li novamente todas as palavrinhas que estão lá escritas, destacando-se: ‘desafio’, ‘mente aberta’, ‘sedativas’.
OK, OK, vamos lá Laurinha, abra a mente, encare o desafio e se precisar, peça ajuda a um sedativo! :DD

Então, comecei a pensar... coentro, combina com que? Nordeste, Bahia, leite de coco... isso, leite de coco, disso eu gosto! Tanto nos pratos doces como nos salgados! (Ah, só para deixar registrado: também gosto do Nordeste e da Bahia!) :DD
Mas, o que preparar com coentro e leite de coco?
Achei que o caminho seria listar os ingredientes de que gosto para chegar em uma receita. E, depois de muito matutar, sapear a despensa uma vez, duas vezes... me encontrei com a polenta! 'Conheci' a polenta há pouco tempo em bolos: a primeira vez quando preparei o Bolo de Polenta e Laranja da Laila, fiquei encantada com a textura e o sabor que a polenta conferia ao bolo. Um tempo depois, foi o Bolo de Polenta, Limão e Lemoncello, wow, que delícia!!! Eles já foram repetidos algumas vezes aqui em casa, de tão deliciosos que são.

Desta forma, procurei e achei uma receita, que adaptei livremente, e preparei este Pão de Polenta, Coco e Coentro!




Ficou fantástico! Com uma textura rústica deliciosa, levemente adocicado, mas que permite tanto acompanhamentos doces como geléias e compotas, como salgados, como uma manteiguinha temperada de coentro!
Saboreá-lo quente ou ainda morno, aiai, é tudo de bom!

Arrisque e experimente! É surpreendente!

Para o pão:
½ xícara farinha de trigo
½ xícara polenta (flocos de milho pré-cozidos)
¼ xícara açúcar
½ colher (sopa) fermento em pó
uma Pitadinha de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
¼ xícara manteiga, derretida e morna
100ml leite de coco
20ml de leite
1 ovo grande, levemente batido
¼ xícara coentro picado (verificar quantidade, talvez 2 colheres sopa de coentro picado já seja suficiente...)

Para a Manteiguinha Temperada
Manteiga, em temperatura ambiente, bem macia
Coentro picadinho


Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Unte uma forma tipo bolo inglês de tamanho pequeno com manteiga.
Prepare a manteiguinha temperada, misturando os dois ingredientes.

Prepare o pão de polenta:
Em uma vasilha grande, peneire e junte os ingredientes secos: farinha, polenta, açúcar, fermento em pó, bicarbonato de sódio e sal.
Em uma vasilha pequena, junte os líquidos: manteiga, leites e ovo.
Coloque os líquidos na vasilha grande e misture aos secos, até obter uma massa bem homogênea. Acrescente o coentro picado, misturando bem.
Coloque na forma e leve ao forno para assar, por cerca de 30 - 40 ????? minutos, até que esteja dourado – faça o teste do palito no centro do pão.
Retire a forma do forno, e após 5 minutos, retire o pão da forma e coloque-o sobre uma grade para esfriar.

Sirva quente ou morno, acompanhado da manteiguinha de coentro.

Obrigada, meninas, por ter me preporcionado a oportunidade de apreciar um tempero, que é utilizado em muitas cozinhas! E agora, na minha também!

35 comentários:

Andrea Dohashi disse...

Laurinha querida, que textura é essa desse pão? Que lindo! Parece que até estou sentindo o perfume aqui!
E essa manteiguinha? Meu Deus, nos perdoe, pq isso só nos acomete a um pecado: o da gula, rs!
Beijos.

Luciana Macêdo disse...

Para mim amiga Laurinha, e todos daqui de casa, o desafio maior seria comer e não fazer. Cmo você, coentro nunca "pisou" na minha cozinha,e é ignorado completamente e trocado quando possível. Desta vez, o rei que por aqui não é magestade, ficou sem vez.
Mas cá prá nós, seu pão ficou fantástico de se ver e com certeza delicioso para que aprecia esta ervinha verde. Parabéns por ter encarado o desafio com uma ótima receita. Euzinha não me arrisquei, fugi do desafio.
Bjs!

Letrícia disse...

Ai, como a Lu, eu também estou fugindo desse desafio... minha intimidade com o coentro ainda é pouca para que ele vire estrela de algum prato. Mas tenho certeza de que o seu pãozinho deve estar muito especial. Essa textura dele é pra lá de sedutora.

Beijos!

Simone Izumi disse...

Sweet Laurinha: e no final, rolou até uma manteiguinha de coentro!!!ahhahahahhaha....
Eu ainda não consigo sequer pensar em coentro na comida...ahhahah..parece que domina tudo!!
Laurinha, se vc abrir uma padaria eu serei uma frequentadora assídua e vip de carteirinha. Que tal, se animou????rs
bjssss

Mari disse...

Laurinha minha querida, vc simplesmente arrasou com essa receita!! Eu A-M-O coentro, mas nunca seria criativa como vc ao ponto de colocá-lo num pãozinho, levemente adocicado.... ai, fiquei com água na boca... amei demais da conta.. e a manteiguinha então menina, que maravilha é esta??
Arraso total e irrestrito!!
Bjãooooooo

Unknown disse...

Laurinha,

o passarinho da criatividade passou ai tb hahaha adorei a sua receita, super e hiper diferente menina!
Está de parabéns.
Bjs

Marizé disse...

UAU!
O seu talento de padeira falou bem alto desta vez.

Parabens!

Cozinha de Madame disse...

Com leite de coco e coentro, vc poderia ter feito tb uma deliciosa moqueca baiana huuuuuum, no meu blog tem uma porreta!rs. Mas, esse pão está maravilhos, fiquei com água na boca... Bjão

Ana Canuto disse...

Olá..inventadeira.
Acredita que já fiz e fotografei duas receitas para o Rei e não consigo parar pra escrever e postar ???
Adorei seu pãozinho (pra variar).
Beijos

Eli disse...

Eu fiquei sem palavras diante desse pão, realmente não sei o que falar, pois estou completamente encantada com a receita!

www.saboresdalica.blogspot.com

Dani Oliveira disse...

Nossa, que combinação exótica!

Laurinha disse...

Andrea, ficou simplesmente o máximo! Ops, modestamente....

Chamei de pão porque fiz numa forma de pão...

O bolo lembra um bolo de fubá com leite de coco, mas nadica doce, e o coentro contribuiu para um perfume leve, super interessante...

Lu, te compreendo, totalmente!
Agora, se quiser experimentar sem o coentro... ou trocar por outra erva fresca... já estou tendo idéias... :DD

Letrícia, sabe que até pensei em fazer seu pão enrolado de pesto, fazendo um pesto de coentro...

Simone .... :DDD.... obrigada linda! Este bolinho seria um carro chefe (acho...!)

Mari, e a manteiguinha rola em outros 'pães'... coloca em papel filme, fecha bem, faz um cilindrozinho, envolve em papel alumínio e geladeira. Depois de gelado, é só ir cortando as rodelinhas e colocando no bife, no pão, no arroz... ah, pode salgar um tantinho, viu!

Nana, obrigada, viu!

Marizé, como disse para a Letrícia, quase que fiz pão, mas acabei optando por este bolo.... ainda vou fazer o pão!!

Andréa, até pensei numa moqueca ou numa peixada... mas as lombriguinhas me direcionaram para outras paragens... Vou lá ver sua moqueca!

Ana, sabe que fico agoniada com falta de tempo... ultimamente o tempo disponível está uma raridade...

Eliana, então venha tomar um cafezinho e experimentar, porque ficou 10!

Dani, adorei exótico! Ah, e delicioso!

Beijinhos, meninas

ameixa seca disse...

Eu ainda não conheço o sabor dos coentros. Semeei-os há algumas semanas e já estão a ficar crescidos :) Espero gostar para poder fazer um pão lindo como este ;)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Eu estou mesmo com vontade de experimentar!...que ar delicioso com que ficou o seu pão!:)
Uma combinação de ingredientes incrivel!!

Carla disse...

Eu ainda não tolero coentros, são tão usados na cozinha portuguesa mas ainda não vou com a cara deles. Talvez um dia =)

bjs

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que diferente, e a textura...linda!

bom, o que eu poderia dizer... eu uma viciada assumida por pães...hehehehe

bjssssssssss

Anônimo disse...

Laura,
eu adoro coentros. Sou descendente de alentejanos e no Alentejo (Zona sul de Portugal) o coentro é sempre REI. Usa-se em quase tudo, até em saladas. Uso muito para temperar saladas de alface e tomate. Fica excelente.
Mas vamos ao que interessa, este pau ficou demais. Lindo e é uma mistura curiosa. Temos vencedor. Eu vou participar no desafio, mas ainda não pensei na receita.
Beijocas.
Susana.

carmencita disse...

Que bom que vc aceitou o desafio, e quem saiu lucrando fomos nós. Sua adaptação foi espetacular, ta com uma aparência de “me devora”, irresistível. Com aspecto de pão rústico e com sabor exótico. Eu gosto muito de coentro, não falta na minha saladinha de tomate e pepino. Coentro, ou vc gosta ou odeia, eu me viciei. Vou colocar na minha lista a polenta em flocos que é o único ingrediente que eu não tenho, e pretendo provar oportunamente./bjss

Anônimo disse...

Pode fazer com fubá ao invés de polenta????
Obrigada!

Neyma disse...

Laurinha, minha linda,
Vc arrasou com esta receita! Estou aqui de boca aberta, totalmente surpresa com a sua criatividade. Que receita MARAVILHOSA!! Que pão/bolo lindo, perfeito...fico tentando imaginar o sabor...coco com coentro numa receita doce. Acho que este desafio já é seu...para quem não queria nem tentar...vc foi perfeita!!
Beijinhos

Nani disse...

Decididamente coentro é algo que eu não encaro, faço como você fazia, substituo por salsinha ou finjo que ele não existe, não consigo mesmo gostar dele.
Seu pão ficou muito bonito! Adorei o visual!
Beijos

Laurinha disse...

Ameixinha, então guarde a receita. Quando eles estiverem vistosos, vc experimenta, e depois me conte!

Leonor, ficou mesmo muito delicioso! Será repetido aqui emcasa!

Carla, isso mesmo, talvez um dia...

Anita, que bom que você gostou!

Susana, estou só esperando para saber a delícia que você vai preparar!

Carmencita, oba! e depois me conte o que você achou!

Olha, o original é com fubá, talvez seja melhor seguir as orientações do original, acrescentando o fubá... como o fubá e a polenta para um mesmo volume tem pesos diferentes, só testando....

Neyma, obrigada linda!!

Naninha, pois, o dia coentro chegou em casa... quem sabe quando vai chegar na sua... hein?! :DD obrigada, viu!

Beijinhos

Laurinha disse...

Perdão, Sr/Sra Anônimo, acabei por me confundir... o original É com polenta.
O que eu sugiro, talvez seja um bolo de fubá, pois as proporções já estão balanceadas, e talvez, reduzir um tantinho de açúcar... e para o líquido, usar leite de coco (no total ou parte com leite de vaca...) e então, acrescentar o coentro.
Só testando...

Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Laurinha,

Com o entusiasmo esqueci-me de tirar uma dúvida: flocos de milho pré cozido é uma espécie de polenta instantànea? É que para mim, polenta é farinha de milho, mas de moagem grossa (por contraposição àquela muito fininha).

bjs

PS- quero muito fazer essa delícia!

Marcia Gullo Tiberio disse...

Ola querida,a tem um selinho pra voce la no Blog da Gullo, depois passe lá pra pegar, ta bom???Bejus e otimo FINDI.

Unknown disse...

Seu pão de polenta ficou para nenhuma nordestina colocar defeito.

Eu ammmmmmmmeeeeeeeeeiiiiiiiii.
Aspecto ótimo.


Beijão

laila radice disse...

querida nao tem ideia de como fiquei feliz...esse realmente é o intuito do colher, o desafio, inocação, diferencial...e seu post ficou engraçadissimo!! adorei infinitamente!!!

bjs

obs: acabo de provar uma receita de torta italianacom polenta, passas e ricota...lembrei imediatamente de vc...preciso fotografar entao posto!!!

Valentina disse...

Vc nao tem ideia de como fiquei feliz com esta receita. lendo o teu post eu pensei: O propósito do colher foi atingido. O Colher nasceu para fazer com que se aumentasse as fronteiras culinárias, para ajudar a descobrir as possibilidades dos ingredientes variados. Fico feliz por voce tambem, pois fizestes uma inda jornada interior. e que receita minha amiga.show. vou faze-la para amanha. como boa nordestina cresci com coentro na minha vida. super beijoca.

Laurinha disse...

Pipoka, conforme emails... :DD
só para confirmar: sim, polenta utilizada é de flocos de milho pré-cozidos, instantânea.

Marcia, obrigada linda, vou lá jájá!

Eu Mulher, que bom!!!!!! ficou ótimo...

Laila, palavras chaves: italiana, polenta, ricota, Laila... não tem como não ser boa!!! vou lá ver jájá!

Valentina, olha, a batalha comigo mesmo foi dura.... eu queria participar, mas nuncunsiguia...
o caminho trilhado foi ótimo, adorei o desafio! Fiquei super feliz com o resultado! Obrigada mais uma vez!!!!

Beijinhos mil!!

Flavinha disse...

Laurinha, ficou fantástico seu pão!
Parabéns pela persistência! Adorei as visitas à despensa e toda sua criatividade para criar algo tão original!
Acho que vou experimentar!
Beijocas

Anônimo disse...

Laurinha,
Sou frequentadora assídua do seu blog e fiquei super interessada na receita desse pão, pois adoro polenta, coco e coentro!
Apelidei a sua receita de broa de fubá com coentro e leite de coco, e a preparei ontem a noite.
Estou apaixonada!!! A textura é maravilhosa e o sabor muito delicado. Nem precisou da manteiga temperada pra ficar um espetáculo com café fresquinho hj pela manhã...
Essa vai para a minha lista das "mais mais"!
Beijos,
Flávia.

Laurinha disse...

Olá Flávia, tudo bem?
Que bom que você acompanha o Pitadinhas, fiquei super feliz!

Os post revelam mesmo as receitas que preparo em casa, alimentando a família com papá e carinho!

Que bom que você gostou deste pão/bolo!!! Eu também achei que ficou ótimo, surpreendente mesmo!

Jájá preparo ele de novo, foi aprovadíssimo aqui!

Beijinhos

Anônimo disse...

Quando vamos comer este pão heim? adorooo coentro, quem sabe vc ensina seu maninho a gostar tbem heim? hehe
parabens pelo blog ta lindo...
beijos
Liana

Laurinha disse...

Preparo um especialmente!!! É só marcar!
E procê um bem carregado no coentro, tá!
Bjus!

Claudia Lima disse...

Eu adorei esta receita! O única problema é o coentro, hehe.
Também sou da turma que não gosta da erva fresca...
Será que dá para usar o coentro em pó? Este eu gosto e utilizo sem problemas.
Boa sorte!
Bjs :)