quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Muffins de Canela com Gotas de Chocolate



Preparei estes muffins para presentear minhas 'tias' da academia pelo dia dos professores.
Já deixei todos os ingredientes separados ontem à noite; hoje de manhã, assim que acordei, foi só misturar os líquidos aos secos, e colocar para assar.

Foi só aguardar esfriarem um tantinho e confirmamos: D E L I C I O S O S! A massa, levemente perfumada de canela é macia; o açúcar mascavo completou com um toque caramelado e o chocolate, aiai, ainda estava bem macio .... um dos melhores muffins que eu já experimentei!

Que tal? Alguém está servido?


Xícara medida 240ml
1 ½ xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar granulado
¼ xícara de açúcar mascavo – meça bem apertadinho
½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) canela em pó
½ colher (chá) sal
2 ovos
½ xícara manteiga sem sal, derretida e levemente esfriada
½ xícara leite
1 colher (chá) extrato de baunilha
1 xícara gotas de chocolate

Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Unte com manteiga ou forre com papel 12 forminhas de muffins.
Em uma vasilha grande, misture a farinha, os açúcares, os fermentos, a canela e o sal. Reserve.
Em outra vasilha, bata os ovos, junte a manteiga derretida, o leite e a baunilha.
Coloque a mistura líquida na mistura de farinhas, mexa levemente, junte as gotinhas, misture só mais um tantinho. Não misture em demasia, não é para ficar com aparência nem consistência de massa de bolo, senão os muffins ficarão duros!
Com ajuda de 2 colheres, coloque a massa nas forminhas de muffins já preparadas, enchendo somente 2/3 da capacidade delas.
Leve para o forno e deixe por 20-22 minutos - o suficiente para o teste do palito dar OK!
Sirva-os ainda morninhos!



30 comentários:

Sylvia disse...

Que muffins lindos.e deliciosos, eu que amo canela, tenho certeza que vou gostar. No dimingo fiz uns simples para meus pais para o café da manha, madruguei, mas valeu, eles adoraram a surpresa.
Vou fazer estes seus
Beijos

GreyScale disse...

Claro que sou servida! Estão lindos estes muffins!

Glau disse...

Eu tbém aceito, uma pra comer agora e outro pra levar pra casa, pra mais tarde! Bem da sem noção! :)

Muffins quentinhos são tudo de bom!

Bjos querida, Glau

Mari disse...

Se eu estou servida? Nossa Laurinha e como estou!! E no auge da tpm, não te duvido nada que eu incorpore a "Furacão" e coma tudo de uma vez só... rsrsrs
Os muffins estão lindos de viver... que delicia! Amiga, acredita que eu nunca fiz muffins? Que vergonha... preciso fazer logo, pois já tenho as forminhas de silicone me esperando... =]
Beijos!!

Luciana disse...

Nem preciso te dizer que estou viciada em muffins né Laurinha?!!

Beijos!

Odete disse...

Um pra mim tambem!
Comprei umas gotas de chocolate com a intencao de fazer um brownie, mas acho vao acabar em muffins. Parecem muuuuiiito bons.

Beijos p/ ti Laurinha

Isabel Salvador disse...

que lindos amiga,lindos mesmo hummmmmmm,jinhos grandes

Eli disse...

Queria tanto mas tanto ser sua tia. risos Que delícia em?!

Luciana Macêdo disse...

Com estas delícias a malhação deve ter sido dobrada. Você fez muita "tia" feliz. Quero fazer.
Bjs!

Nani disse...

Ficaram uma graça, me lembraram cookies!
Só não estou servida porque vai chocolate! hehe Mas os outros ingredientes eu amoooooo!
Beijos

Iliane disse...

hummas..as "tias!" devem ter amado..menina aplicada..boa aluna....me dá o endereçoda academia?sobrou algum?rssss..tão maravilhosos..bjus

Anônimo disse...

Laurinha, amei os muffins, a receita parece bem simples e a aparência está linda!!!!
Adorei as forminhas de papel, as que estão na última foto são coloridas? Onde você conseguiu?
Adoro muffins, já fiz várias receitas e só uma até hoje me satisfez 100%, mas é de chocolate com gotas de chocolate. Estes estão lindos!
Vou ter que experimentar!
Pena mesmo que não deu para participar do 3rd World Bread Day...Fica para ano que vem!
Beijos!

janeca disse...

Laurinha,que maravilha!!
Que bonitos ficaram os seus Muffins, Adorei...

Bjinhos

Téia disse...

Laurinha do céu, que maravilha. Lindos, lindos e com cara de fofíssimos. EU QUERO, EU QUERO!!!Rss...Bj grande.

Vivian disse...

como esses muffins cresceram. Devem realmente estar deliciosos !! eu iria adorar ganha-los de presente
bj

Filipa disse...

Laurinha isso é lá pergunta que se faça?? Claro que eu sou servida! Pena não poder não é?... Não tenho outra solução senão fazê-los... que sacrifício... rsrs
Ficaram lindos e bem grandes!

beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Os topos ficaram tão altos, Laurinha - lindíssimos!
E não sou eu quem vai resistir a algo com canela... ;)

Carla disse...

Eu sou servida Laurinha =D
Estes muffins são bem práticos e devem ser deliciosos, não resisto à canela e chocolate :o)
Que belo presente, as suas "tias" devem ter adorado. É maravilhoso ter amigas assim, como você!

bjs

Isabel (pipoka) disse...

Canela+chocolate só pode ser deliciosos. Adoraria fazer uns muffins com esse topo maravilhoso "vulcãozinho", mas os meus saem sempre meio achatados.


bjs

Anônimo disse...

Há qualquer coisa de caseiro nos muffins que os torna irresistíveis!
Estes têm dois dos meus sabores preferidos, chocolate e canela e estão lindos!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Olá Laurinha :)
Eu até comia um agora... só para experimentar e sossegar um bocadinho a minha gula que teima em despertar à noite ;)

laila radice disse...

as tias da academia devem ter ficado danadas com esses muffins....quem resiste a dieta???bjs

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que maravilha...que sorte das "tias" hein? hehehehe

bjssssss

Agdah disse...

Eu adoro quando eles ficam rachadinhos assim.

Suzana disse...

Eu se ainda houver também quero! Lá se foi as dieta das tias, claro. hehehe

Bj

Ana disse...

Humm, eu quero, to sentindo o cheirinho daqui!!
Ana

Letrícia disse...

Esses muffins parecem tão, tão bons...

Beatriz Belliard disse...

Ainda tem ? Duvido, sniff ! Salivei ! beijinhos

Nysa disse...

ficaram lindos ;-)

Laurinha disse...

Sylvia, deixando as coisas encaminhadas, de manhã é só misturar e colocar no forno!

Claudia, então, sinta-se à vontade!

Glau, eu faria o mesmo!!

Mari, furacão? não, não deixo não! :DDD Procê eu mando todos, tá!

Rata, não! Já via e estou adorando sua fase louca por muffins!

Odete, dividde meio a meio...

Belinha, e deliciosos!

Eliana, eu também! :DDD

Luciana, eu continuo na minha toada.. experimento só um tantinho re pronto.... senão.....

Naninha, oras, troca por branco, por nuts, por frutas secas...

Iliane, não sobrou não, foi tudinho tudinho!

Verena, são coloridas sim, ganhei de uma amiga...

Janeca, obrigada, linda!

Téia, sirva-se, sirva-se!!

Vivian, crescem mesmo, e ficam super saborosos!

Filipa, tão fáceis de preparar. vale a pena!

Patricia, pois é mesmo, logo me lembrei de você...

Carla, adoro preparar presentes...

Pipoka, estes ficaram bem crescidinhos... experimente e depois me conte!

Mónica, e de canela e de chocolate, não há como resistir!

Ameixa, só um pode! :DD

Laila, pois é, só nois!! :DD

Anita, elas adoraram, no dia seguinte foi um falatório só!

Agdá, eu também, parecem até mais gostosos!

Suzana, pois é, que tratem de malhar mais e mais! Assim como nós, né não!

Ana, tô te mandando!

Letrícia, são, saõ, são! Mesmo!

Bia, agora, vendo as fotos de novo, eu também!

Nysa, obrigada!

Beijinhos, meninas!