sábado, 18 de outubro de 2008

Panquecas de Queijo Cottage



Desejo de Rita Palita: uma delícia preparada com queijo cottage! Sim Sra, é prá já!
.
Procurei, procurei, procurei...e escolhi esta sugestão - que adaptei ao desejo atual.
.
.
Afinal, nada como começar o dia com um café da manhã saboroso, e leve!
.


Estas pancakes ficam deliciosas, levinhas, levemente adocicadas, perfeitas um café da manhã com estilo! Eu prefei servir as minhas com um fiozinho de mel e iogurte desnatado espesso (deixei escorrendo sobre um paninho fino para escorrer um pouco do soro).
O perfume do limão, com o leve ácido do iogurte e com o docinho do mel, ficou fantástico!!! Será repetida outras vezes, com certeza!

Agora, quem quiser, pode servir polvilhada com um tantinho de açúcar de confeiteiro, acompanhar com frutas frescas, mapple syrup, caldinha de chocolate, geléias, manteiguinha, ....


Espero que gostem!



Rende 10 pancakes de cerca de 9-10cm de largura
xícara medida 240ml

4 ovos grandes, gemas e claras separadas
1 1/3 xícaras cottage
1 colher (sopa) açúcar
1 ½ colheres (sopa) casca ralada de limão siciliano
½ colher (chá) essência de baunilha
½ xícara farinha de trigo
1 pitadinha sal

Manteiga derretida para untar


Em uma vasilha, misture as gemas, o cottage, o açúcar, a baunilha e as raspas de limão; acrescente a farinha, misturando levemente até ficar homogêneo; não misture demais, somente o suficiente!
Aqueça uma frigideira de fundo grosso.
Bata as claras em neve com uma pitadinha de sal, até que fiquem com picos.
Acrescente delicadamente as claras em neve, aos poucos, na mistura de ricota, até que esteja tudo bem incorporado.

Unte levemente a frigideira com um tantinho de manteiga, e coloque cerca de ¼ de xícara de massa para formar uma panqueca; deixe ‘fritar’ por 1 a 2 minutos; vire a panqueca, com auxílio de uma espátula; deixe ‘fritar’ do outro lado, por 1 a 2 minutos, até que fique dourada; retire e acomode em um prato, aquecido. Prossiga fazendo as panquecas, até o restante da massa.
Sirva imediatamente.

28 comentários:

Andrea Dohashi disse...

Laurinha acredita que hoje nocafé da manhã eu também fiz panquecas? Tá certo que a minha receita foi bem simples, uma adaptação de uma receita salgada que tenho aqui. Mas as tuas estão maravilhosas, as ftos lindas! Ai que vontade!
Beijos.

Neyma disse...

Gente!! Adorei estas panquecas, com cottage na massa! Muito bom! Vou ter que experimentar!
E a aparencia esta MUITO apetetitosa! Ai...deu até fome!
Parabéns!
Muitos beijinhos para vc Laurinha

Anônimo disse...

As suas panquecas ficaram lindas!! Tou com saudades...já não como panquecas há anos!! um dia faço.
Beijinhos.
Susana.

Mari disse...

Laurinha querida, que maravilhosas ficaram suas panquecas!!! Hoje comprei dois potes (dos grandes) de cottage... está ai uma receita que vou experimentar, com toda certeza!!
Adorei demais da conta a tua sugestão para a Rita Palita... e vou adotar aqui em casa!!
Beijos, linda!

Carla disse...

Laurinha, eu quero umas para o meu pequeno-almoço! É muito bom começar o dia assim =)
Vou guardar a receita para experimentar!

bjs, bom fim-de-semana

ameixa seca disse...

Eu comia uma agora :) Ficaram lindas e aposto que deliciosas!!! Muito original o cotagge na massa :)

Vivian disse...

vc me deixou com fome!!!! deliciosas panquecas
bj

carmencita disse...

Laurinha,eu adooooro panqueca e essa sua está tão apetitosa que vou ter que fazer nesse fim de semana, estou passando por uma faze ligth, para poder entrar num modelito branco de fim de ano sem fazer feio he!he!Bjss

Glau disse...

Laurinha, a sua panqueca ficou gordinha, com uma carinha de macia e deliciosa... gente do céu! Pena que estou preparando pão, caso contrário não teria a menor dúvida que faria agora cedo no café!
Mas receita anotada.. não faltará oportunidade!

Obrigada pelo email, viu!
Bjos, Glau

Unknown disse...

Laurinha,

que lindas panquecas querida!
A Rita Palita não passara mais desejos com tantas comidas gostosas.
bjs

Iliane disse...

amiga..delicia de café da manhã com essas panquecas e queijo cottage..tudo de bom..tudo de bom mesmo..bjus

Pitadasdilu disse...

Que café da manhã saboroso! Assim o dia começa perfeito... muito boa a receita.
Bjos, Lú.

Filipa disse...

Laurinhas, que panquecas lindas!! Eu que adoro panquecas não posso deixar de fazer esta receita pois elas ficaram mesmo com uma cara óptima e parecem super fofinhas.

beijinhos

Leonor de Sousa Bastos disse...

Estas panquecas ficaram com um ar tão húmido e delicioso!...:)
Já estou morta por experimentar!...devem ficar óptimas com o iogurte e o mel!!;)

Nani disse...

Ai com a fome que eu estou devoraria toda essa delicia de uma só vez!
Muito boa a receita!
Beijos

Agdah disse...

Eu gosto muito de variar as receitas de panquecas. Essa já foi para a lista interminável.

Akemi disse...

Cada idéia ótima que tenho visto neste evento da Rita! Vou ver se me organizo aqui para participar! Suas panquecas estão divinas, amiga! Perfeitas para um brunch de domingo! Bjs

Silvia Arruda disse...

Laurinha, eu adoro panquecas... essas de cottage devem derreter na boca!! Delícia!!

Eli disse...

Laurinha que pecado, eu fiquei aqui babando!

www.saboresdalica.blogspot.com

Dani Bros disse...

Nossa que receita fantástica!!
Adorei!
Bjks

laila radice disse...

as fotos me deram uma fome!!!!bjs

Ana Prazeres disse...

LAURINHA, MULHER!!!
As suas fotos e descrição deixaram-ne de água na boca!
Beijinho

Aline Neme disse...

Receita perfeita Laurinha!!!

Bjundas

Beatriz Belliard disse...

que delicia ! so falta eu encontrar cottage por aqui, tarefa ardua ! bj

Nysa disse...

bem... que panquecas!!! apetece mesmo dar umas dentadas ;-) ficaram bem boas!

Anônimo disse...

Para mim estas fotos são uma tentação!
A textura dessas panquecas parece bem húmida e deliciosa.
Beijinhos

Lua Limaverde disse...

Já fiz umas panquecas com queijo cottage no blog, mas eram salgadas. Essas suas, no entanto, me deixaram morrendo de fome, rs.

Laurinha disse...

Andrea, adoro pancakes, sempre que posso eu faço... ests experimentei e ficaram muito boas...

Neyma, experimente... depois me conte!

Susana, hum, vale a pena!

Mari, obrigada linda!! cottage é tudo de bom, e como é um queijo suave, vai bem com muitas preparações...

Carla, aos finais de semana, quando tenho um pouquinho mais de tempo, adoro prepará-las!

Ameixa, e ficou tão boa!

Vivian, hummmmm, delícia!

Carmencita, adorei a idéia do motivo principal... vou adotar também, quem sabe...

Glau, oba!!! Pão caseiro, aonde? tô indo aí agorinha mesmo!

Nana, concordo, tem ótimas sugestões para ela lá...

Iliane, vale a pena experimentar... são diferentes, gostosas...

Luciana, cocordo! Menos correria, barriguinha mais satisfeita...

Filipa, ficam sim... e com o mel/limão, ficou perfeita!

Leonor, minha preferência! E pode ser com frutinhas frescas também, fica delicioso!

Naninha, sirva-se!

Agdá, diferentes... eu gostei bastante!

Akemi, obrigada linda! Quando o tempo permite, adoro um café da manhã mais calmo, mesmo que tardio...

Silvianha, fiam sim super leves!

Eliana, faz pro Rapha! Acho que le vai gostar....

Donna Dani, obrigada!

Laila, sirva-se! Prefere Mel? Geleinha? :DD

Anette, :DD, você é ótima!

Aline, viu só, que delícia!

Bia, olha eu adaptei, o original é com ricotta....

Nysa, então, aproveite, estão quentinhas!

Mónica, acabaram rapidinho!

Luna, vou lá sapear!

Beijinhos a todos!!