quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Quindins!


Quando a Fer colocou o desafio para o mês de outubro, não sabia o que preparar. Não tenho o hábito de fazer docinhos, a não ser trufinhas, brigadeiros...
Pensando por alguns dias, procurando nos meus ‘escritos’, encontrei ‘A’ sugestão perfeita: Quindins!


Há muuuuuuito tempo que ensaio prepará-los. ADORO quindim, quindão, doce de ovos, ovos moles, fios de ovos, cocada mole, baba de moça ... OK, acho que entenderam, adoro doces a base de ovos e coco.
O quindim é um doce típico brasileiro. Gemas, açúcar e coco. Somente 3 ingredientes e o resultado é – aqui vou plagiar meu pai: alucinante!: a parte de cima do docinho é cremosa, bem brilhante, derrete na boca; o coco fica concentrado na metade de baixo, bem úmido, levemente crocante...
Ah, sobre ‘alucinante’: meu pai, quando achava que um prato, um vinho, um queijo, era delicioso, fantástico, o adjetivo máximo para ele era ‘alucinante’.




Esta receita de quindim é da União, que tenho desde sempre, e foi ratificada por e-mail quando eu solicitei uma sugestão de quindim com coco fresco... prefiro estes, com coco seco, é 100% garantido, já preparei algumas vezes, e é sempre delicioso, perfeito.
.
.
Não há truques, dicas especias, nem informações confidenciais para prepará-los. Basta seguir o modo de preparo e pronto: Quindins fantásticos!!
.
.
E para hoje, resolvi prepará-los miudinhos, elegantes, afinal, ele será o convidado de uma festa, quiçá de um casamento!
E já que são pequenos, pode-se repetir, né não?!!


Rende 20 quindins, utilizando-se forminha de 50ml cada.
Preparei estes em forminhas menores, de 25ml cada.

500g de açúcar granulado, especial para caldas, ou refinado branco
350 ml de água filtrada
20g de manteiga sem sal
100g de coco ralado seco
175ml de água quente
16 gemas passadas pela peneira (cerca de 250ml)

Manteiga para untar
açúcar para polvilhar


Ferva o açúcar com a água, até obter uma calda em ponto de fio grosso (103,5ºC). Junte a manteiga e deixe esfriar.
Acrescente o coco previamente hidratado com a água quente e as gemas, misturando bem.
Deixe descansar por 3 horas, no mínimo.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Prepare uma forma para assar os quindins em banho-maria: coloque um pano de algodão no fundo da assadeira. Coloque água para ferver.
Unte muito bem as forminhas com manteiga. Polvilhe açúcar, retirando somente o excesso, sem bater, só chacoalhando.
Divida a massa entre as forminhas preparadas.
Coloque as forminhas na assadeira preparada e coloque-a no forno; com muito cuidado, coloque água quente na assadeira, de forma que a água atinja somente metade da altura dos quindins. Feche a porta do forno e deixe assar por cerca de 40-45 minutos, até começar a dourar. Cuide para que não falte água no banho-maria!
Para forminhas maiores, de cerca de 50ml, o tempo de forno sobe para 50 minutos.
Tire a assadeira do forno e as forminhas do banho-maria; desenforme os quindins morninhos, nem quente, nem frio: com a ajuda de uma faquinha com ponta, destaque as laterais, aonde o coco está grudadinho. Não afunde a faca, é somente 0,1 cm de profundidade - só um cisquinho.... Vire os docinhos em um prato/bandeja e depois, vá acomodando-os nos tapetinhos. Coloque os tapetinhos nas forminhas e ilumine a bandeja de doces com eles!




Eles devem ser servidos frios!
Agora, me digam: eles não ficaram lindos?!!


49 comentários:

Mari disse...

Laurinha querida,

Estão lindos, deliciosos, fantásticos... menina, fiquei de água na boca!! Também ensaio fazer quindis há tempos (vai ovo pra caramba, hein.. rsrsrs, onde eu boto tanta clara), quem sabe depois de vc tê-los feito eu me encorajo... como tudo o que vc faz, uma perfeição só teus docinhos!
Beijos, minha flor.

Eli disse...

Ficaram lindos, bem amarelinhos e brilhantes, perfeitos!

www.saboresdalica.blogspot.com

Nani disse...

Você tem razão, ficaram realmente lindos, agora a única vez que tentei fazer quindim eles ficaram com gosto de ovo, mesmo passando corretamente pela peneira, ai desisti de tentar novamente.
Beijos

Neyma disse...

Lindos???Eles ficaram PERFEITOS!!!
Só tentei fazer quindim uma vez, e não ficaram bons. Os seus estão maravilhosos, brilhantes, simplesmente perfeitos. Acho até que vou me animar e tentar novamente.
Parabéns Laurinha querida, quindins profissionais!!
Beijinhos

Margarida disse...

Laurinha, se você soubesse o quanto eu adoro quindins não tica colocado essas fotos aqui. Assim não vale!! Posso pegar unzinho..???
Lindos mesmo!
beijinho

anna disse...

Estou aqui, de água na boca, a suspirar por causa das tuas fotos... O que eu adoro quindins!
Obrigada pela receita.
Beijinhos.

Odete disse...

Laurinha, que show! Perfeitos!
E vamos convir, festa sem quindins "no way".

Beijinhos

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Laurinha,
ficaram realmente de enrlouquecer.
Sou fanática por quindins e esse seu, assim tão brilhoso, me deixou babando...
Parabéns, lindona, pela belezura.
Bjs
Dani

Unknown disse...

Querida Laurinha, pode ter certeza que deixou uma pessoa com água na boca e com vontade de experimentar seus quindins... Posso pegar um?(rsrs). Já nem sei a quanto tempo não como quindim!!!

Um beijão

ameixa seca disse...

O colesterol vai bater no tecto :) Eles são muito bonitos!!! Adoro coco!

laila radice disse...

ahhhhhhhhhhhhhh ficou alucinante, fantástico, exvelante, magnificos, belos, encantadores, estonteantes, convidativos...

xii cnsei..tem mais adjetivo pra esses quindins???

bjs

Cinara disse...

Seus quindins não ficaram lindos, não, Laurinha.
Ficaram MARAVILHOSOS!!!! Perfeitos! Translúcidos! Espelhados! (Consegui mais alguns adjetivos, Laila!) :oD
Receita anotadíssima, eu sempre quis fazer quindins e nunca achei uma receita infalível... Obrigada por compartilhar!
Beijos!

Leonor de Sousa Bastos disse...

A-L-U-C-I-N-A-N-T-E!!!....



Beijinho!:))

Paladares da Isa disse...

LINDOS, nem me lembro quando foi a ultima vez que comi um....
Gosto muito.....
Bjos

janeca disse...

Laurinha deixou-me a babar toda,só de olhar para as fotos:)))estão lindos,maravilhosos e como adoro coco,não sei se resistia a comer só um QUINDINHO...

Bjinhos

Andrea Dohashi disse...

Se ficaram lindos? Ficaram maravilhosos, apetitosos, redondinhos, e eu literalmente babando em frente a tela!
Perfect!
Bjus

Dani Bros disse...

Palmas e mais palmas, estão fantásticos! Brilhosos, cremosos, tudo que eu queria nesse momento!
Bjks

Claudia Lima disse...

Eu adoro quindins e faço de vez em quando. Para facilitar faço numa pequena forma de pudim, dai virão um quindãozinho.
Boa sorte!
Bjs :)

"Manjares da Manu" disse...

Além de lindos, é um dos meus preferidos!!!!

Bjs...

Luciana disse...

São meus preferidos tb, mas assim, feitos em casa, tem todo um diferencial né? e que brilho nossa, parabéns

Laurinha disse...

Mari, além de se deliciar com os quindins, depois vc pode preparar muitas delícias com as claras...

Olha, já publiquei um bolo que só utiliza claras, se vc quiser dar uma espiadinha, é uma ótima sugestão:

http://docelaurinha.blogspot.com/2008/04/bolo-de-chocolate-com-pecs.html

Não postei, mas tem angel cake, pudim de claras, ovos nevados, bolinhos, ...
enriquecer fritadas e omeletes para não carregar nas gemas...

Se der, amanhã vou fazer um bolinho que depois publico... só com claras!


Eliana, obrigada linda!

Nani, olha, nem cheguei a mencionar peneirar gemas, pois habitualmente peneiro, somente para bolos é que não peneiro...
pode acreditar, fiz 2 receitas, em dias diferentes, então, foram duas 'massas' diferentes, e nenhunzinho ficou com gosto ou cheiro de gemas, tá!

Neyma, of, fiquei toda orgulhosa, como uma mãe coruja... Tente novamente sim! Depois me conte...

Margarida, pode sim E como vc disse que adora, então, sirva-se de mais de um... :DD

Anna, muito bom, eu também adoro!!

Odete, tb acho! Tks, honey!

Dani, obrigada linda!!!!!

Ana, pode! Mais de um, já que são miudinhos!

Ameixinha, fazer o quê... muita verdura crua, muitos legumes crus/branqueados, muitas frutas frescas com cascas de preferência, nadica de açúcar refinado, muitos cereais integrais, muuuuuito exercício, um tantinho só de óleo vegetal, opções de proteína animal e vegetal... e de sobremesa, um quindim! Que tal? :DD

Laila, vc é um amor....

Cinara, oba! obrigada linda!

Leonor, ... fiquei emocionada...

Isa, então, está na hora de matar a vontade!

Janeca, então, não resista!

Andrea, e sempre chamam a atenção numa mesa de doces...

Donna Dani, oh, obrigada!!!!

Claudia, muito bom, né não! Se bem que, para quindão, uso outra receita.... qq dia preparo e coloco no blog!

Manu, meu também!

Luciana, é a própria caldinha do doce, que fica na forminha.... delícia!


Obrigada meninas!!! Meeeeeeeesmo!!!
Beijinhos com muitas estrelinhas, para todas!!!

Anônimo disse...

Ficaram lindos mesmo.
Já provei quindim aqui em Portugal, mas não sei se eram como esses. De qualquer maneira foram uma boa experiência.
Um abraço.
Susana

Axly disse...

Tai um docinho que eu ensaio há tempos para fazer.
Comer mesmo, só comi uma vez. Comprei no supermercado e levei pro maridão e eu comermos.
Ele disse que estava sem graça, que feito em casa era muito melhor.
Eu já tinha ficado doida com ele, achei fantástico. Ai fiquei querendo fazer em casa, mas sei lá porque, nunca fiz.
Mas agora não tem desculpas né^^
Logo vou experimentar.
Parabéns pela escolha, ficaram mesmo lindinhos^^
Kisss!

Tânia N. disse...

Estamos com uma crise de tremedeira com essas imagens!!! rs!
Beijocas,

Letrícia disse...

Não acho que ficaram lindos. Ficaram PERFEITOS!!! Amarelões, brilhantes, tudo que um quindim quer ser quando sair do forno!

Ô, meu Deus, lá vou eu sonhar com comida...

Beijos!

Filipa disse...

Laurinha, eles não ficaram lindos eles ficaram alucinantes!!! :)
Estão super apetitosos e só apetece ir já a correr para a cozinha reproduzi-los... Eu também adoro quindim e acho que você teve uma excelente ideia quando decidiu prepará-los para o desafio da Fer.

beijinhos

Giovana Martini disse...

Lindos!
Quindim é o doce que eu mais gosto!
Hummm... que vontade...



Beijos!

Isabel (pipoka) disse...

Tal como vc não resisto a doces de ovos e coco. Nunca fiz o quindim por achar difícil, mas costumo comer quando vou a restaurantes brasileiros.

Os seus estão lindos, lindos, amarelinhos´...percebo perfeitamente o alucinante.

bjs

Vivian Teixeira disse...

deu agua na boca!
Pra q serve o pano no fundo da assadeira?
Obrigadinha
Abracos,

Pitadasdilu disse...

Laurinha, ficou elegantérrimo!!
Bem amarelhinho, lindo, perfeito para dar uma abocanhada... ai que vontade...
Bjos, Lú.

Silvia Arruda disse...

Ficaram lindos!! Tão amarelinhos que até brilham! :)

Eli disse...

Ficaram lindos, bem amarelinhos e brilhantes. Perfeitos!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

É um dos pouquíssimos doces dos quais meu marido gosta, Laurinha, e já tentei fazer várias vezes, com péssimos resultados. Vou usar a tua receita - ficaram lindíssimos!

Glau disse...

Laurinhaaaa, alucinante! estou doidona aqui (mais, né) :)

carmencita disse...

Lindos, maravilhosos, fantásticos e como diria seu pai "alucinantes", Muitos parabens, que delícia, não conheço quem não goste dessa iguaria, e os seus ficaram realmente divinos, as fotos espetaculares, essa última está tão nítida, tão real que dá vontade lamber a tela, menina, estou desesperada por um. Podia ser aquela metadinha lá em cima, cremosinha, ai alucinei.Fim de semana vou sair pra comer uma fora que se faço essa receita, me conheço, metade eu devoro. ô Laurinha você arrasou.Bjss
Vou guardar essa receita a 7 chaves.

Nysa disse...

uauuuuu.... um espelho, um encanto... parabéns!!! já ando há imenso tempo para fazer também. sabem tao bem ;-)

Goreti disse...

LIndos!!!!!!!!!!!!

Amiga, dos docinhos este é o meu preferido.

Participou com louvor neste evento.

Beijos!!!

Claudia disse...

Eu andava atrás de uma receita de quindim. Uma daquelas coisas que ando louca para comer mas que nunca comi!

Obrigada.

Claudia

Claudia disse...

Quis dizer, estou louca para comer mas nunca fiz!!! Claro que já comi quindins, aos montes.

Abs,

Claudia

Leila disse...

oi Laurinha...
uau, o meu doce preferido. nunca fiz quindim somente quindao e adoro cada mordida.
os teus ficaram estupendamente lindos!
beijinhos

Laurinha disse...

Susana, não são como os doces conventuais de Portugal, mas que são deliciosos, ah são!

Axly, experimente! E depois me conte o que maridão achpu!

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos, relaxa então, comendo um quindim!

Letrícia, ô que sonho bom! :DD

Filipa, obrigada, linda! Já pensou, saindo da cozinha da Filipa?! aiai, delícia!!!

Giovana, tb adoro!

Pipoka, ... obrigada!

Vivian, para não chacoalhar as forminhas... todo banho maria, com forminhas miúdas, é melhor fazer forrando a assadeira, para que o preparado fique 'horizontal'...

Luciana, adorei o abocanhada!

Silvinha, uma delícia!

Lica, obrigada!!

Pat, estes são 'infalíveis'! Experimente e me conte o que maridão achou!

Glau, :DDD, tb aqui!

Carmencita, a metadinha não tem mais, foi pra minha barriguinha! :P
Faz só metade... um quarto... um oitavo? :DD

Nysa, então, aproveite a sugestão!

Goreti, oh, obrigada!

Claudia, aos montes é ótimo!!!

Leila, seu quindão está na minha lista... vou fazer!

Beijinhos a todos!!!

Beatriz Belliard disse...

lindissimos, eu queeero !!

Camila Marinho disse...

Lindos?? Estão a-lu-ci-nan-tes!!! Bjos

Valentina disse...

Que lindos estes quindins. Parecem pequenas gemas de ouro.Perdi a data do evento dos docinhos.

Vera disse...

Oi Laurinha, adorei estes quindins...hmmm, sao tentadoras!

Ana Bezerra disse...

Gostei muito da receita do quindim, meu filho está me perturbando para fazer e vim na internet procurar uma receita mais fácil, achei a sua. Só não entendi qd vc fala para colocar um pano de algodão na forma.

Laurinha disse...

Oi Ana,
a sugestão para colocar o pano é para que, qdo a água do banho-maria ferve, não chacoalhar muito as forminhas dos quindins, para não correr o risco de assá-los tortinhos, inclinados...
Me conte depois como ficaram......... são deliciosos!!
Beijinhos

Unknown disse...

Querida Laura,
Eu estava procurando uma receita de quindim e encontrei o teu blog e, naturalmente, a tua receita.
Adorei, todos os dois, parabens. Mas vi que è tempo que nao atualize o blog.....
Vou fazer a receita de quindim, mas a metade, pois somos em dois.
Espero que podemos nos comunicar.
Um abraço.
Thais.
http://cucinamonamour.blogspot.com/

Anônimo disse...

Fiz meia receita e deu super certo, ficaram iguais aos da foto, lindos!!
Só que preferi desenformar já gelados, ótimosssss